Motoristas realizam protesto contra o preço dos combustíveis em Aracaju

Por Redação Portal A8SE 26/10/2021 18h23
Motoristas realizam protesto contra o preço dos combustíveis em Aracaju

Após a Petrobras anunciar o reajuste de preços da gasolina em 7% e o diesel em 9,2%, motoristas decidiram realizar, nesta terça-feira (26), um ato em protesto ao aumento do combustível, em Aracaju.

Em frente ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, Detran, os motoristas se concentram no início da noite e vão sair em carreata pelas ruas da capital. Eles ainda não sabem o final do percurso, mas pedem pela diminuição do valor dos combustíveis, já que grande parte dos manifestantes é motorista por aplicativo, e alegam não conseguir lucrar com as altas taxas.

Um outro grupo se organiza para realizar manifestação no bairro Santa Maria.

Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda disse que "a regulação dos preços do combustível no Brasil é realizada através da política de preços da Petrobras, que desde 2016 adotou a paridade cambial, associando o preço dos derivados do petróleo no mercado interno à cotação do petróleo no mercado internacional. O ICMS não é fator de regulação dos preços na venda ao consumidor e, portanto, não determina aumento ou redução do produto na bomba", relata.

A Secretaria esclarece ainda que "a metodologia de cálculo do valor de referência para o ICMS leva em consideração a média ponderada de preços a cada 15 dias, acompanhando os valores cobrados pelos postos: se na quinzena seguinte houver queda no preço médio de venda ao consumidor, o valor de ICMS a ser cobrado (a “base de cálculo”) acompanha essa queda, assim como se os postos de combustíveis aumentarem o preço, a base de cálculo também aumenta", explica.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp