Maré alta desenterra baleia jubarte na Barra dos Coqueiros

No domingo, 25, equipes da empresa Visão Ambiental fizeram o procedimento para enterrar o cetáceo.

Por Redação do Portal A8SE 27/07/2021 10h01
Maré alta desenterra baleia jubarte na Barra dos Coqueiros

Na manhã desta segunda-feira, 26, a maré alta desenterrou a baleia jubarte de 14 metros e cerca de 35 toneladas, que morreu encalhada na praia da Barra dos Coqueiros no último fim de semana. No último domingo (25), equipes da empresa Visão Ambiental fizeram o procedimento para enterrar o mamífero.

Segundo a Visão Ambiental, empresa contratada pela Petrobras para fazer o monitoramento de praias em Sergipe, sul de Alagoas e norte da Bahia, a atual proposta é que a baleia seja cortada em partes e enterrada novamente em outra área mais apropriada.

A Secretaria de Meio Ambiente do município e a empresa contratada já se encontram presentes no local para dar seguimento a ação.

Incidente

A baleia macho da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta na manhã do último domingo, 25, nas proximidades de um resort localizado na Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros.

Nessa época do ano, é comum que as baleias jubartes realizem uma rota migratória com destino às praias do Nordeste para acasalar.

De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que constatou o óbito, a baleia já havia sido avistada boiando nas proximidades das plataformas de petróleo da Petrobrás. É possível que o animal tenha encalhado na margem da praia por força da maré.

Os profissionais técnicos encaminharam as amostras da coleta do material biológico para o laboratório a fim de identificar as causas da morte.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp