“Literatura em Estado de Poesia”: um encontro de vozes nordestinas na I Bienal do Livro de Sergipe
Evento tem entrada gratuita e acontece na próxima quinta-feira (18) no Museu da Gente Sergipana, às 9h45

Acontece nesta quinta-feira, (18), a roda de conversa "Literatura em Estado de Poesia", no Museu da Gente Sergipana, às 9h45, como parte da programação da I Bienal do Livro de Sergipe.
O encontro conta com presenças ilustres: A escritora sergipana Ilmara Souza e o escritor cearense Mailson Furtado. A atividade será mediada pelo escritor sergipano J. Victor Fernandes.
Ilmara Souza é poetisa, roteirista, cronista e jornalista. Com trajetória que abrange rádio, televisão, produção cultural e declamação, sua escrita se caracteriza pela sensibilidade e pela multiplicidade de linguagens, transitando entre a poesia intimista, as narrativas cotidianas e o universo do audiovisual.
Ela Integra o Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras, onde ocupa a cadeira número dez, é membro fundador da Academia de Letras de Aracaju, cadeira número dois, e cofundadora da FLISE – Feira da Leitura e do Livro de Sergipe.
Mailson Furtado, poeta e ensaísta cearense, é vencedor do Prêmio Jabuti com o livro À Cidade (2018) e reconhecido nacionalmente por sua poesia que combina tradição e inovação. Sua obra investiga o sertão cearense, os imaginários nordestinos e a condição humana, projetando o Nordeste como território fértil de invenção literária.
J. Victor Fernandes é poeta e cronista, reconhecido como uma das vozes mais representativas da poesia contemporânea em Sergipe, lançou o livro Transtorno Poético em 2021. Suas obras transitam entre memória, crítica social, emoção e experimentação estética, contribuindo para o fortalecimento da literatura nordestina.
A proposta da conversa é refletir sobre a literatura e, em especial, a poesia enquanto mola motora de transformação e resistência em tempos atuais, em um cenário dominado pela informação efêmera e pelo imediatismo das redes sociais.
“O “estado de poesia” pode ser também entendido como uma condição de encantamento, uma forma de ver o mundo com olhos mais atentos e sensíveis, capazes de atravessar a superfície das coisas e alcançar o essencial.
"Viver em estado de poesia é abrir-se ao inédito, permitir que a literatura se reinvente a cada instante e encontre novas formas de expressão e diálogo com o tempo presente”, elucida o mediador João Victor Fernandes.
O encontro se insere no fortalecimento da troca entre escritores de diferentes regiões do Brasil, ressaltando a importância de uma convivência que gera transversalidade, ampliando horizontes e permitindo que a poesia dialogue com a diversidade cultural e social de cada território.
Por: Assessoria de Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
“Literatura em Estado de Poesia”: um encontro de vozes nordestinas na I Bienal do Livro de Sergipe
Trio suspeito de matar ex-jogador em Umbaúba é preso na Paraíba
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Mais notícias
-
15 horas, 42 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
17 horas, 55 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
18 horas, 45 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro