Leitos de UTI Covid-19 serão transformados para equipar hospitais públicos estaduais população
Com a diminuição na ocupação dos Leitos de UTI especializados no tratamento da Covid-19, o Governo de Sergipe começa a desinstalar os equipamentos e montar Leitos de UTI para outros pacientes. O legado deixado é 131 novos Leitos que serão distribuídos nos hospitais públicos. O processo de reorganização será gradual, conforme forem desocupados, para atender pacientes que submeterem a cirurgias eletivas, urgência e emergência.
O governador Belivaldo Chagas afirmou que após a pandemia, o estado ficará com o legado na estrutura da saúde. “Vamos devolver leitos que não são nossos, aos poucos e conforme não existir mais necessidade. Os leitos próprios vão sendo transformados em leitos comuns para urgência. Um legado de pelo menos metade dos leitos”, declarou.
À medida que o número de casos positivos crescia, aumentou também a necessidade de leitos, tanto de Enfermaria quanto de UTI. Dos 209 leitos de UTI criados e instalados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 78 foram contratados em unidades hospitalares filantrópicas, instituição de ensino federal e privadas. Sergipe ficará com um saldo de 131 leitos estruturados na rede pública que dará suporte nas cirurgias eletivas e atendimentos de urgência e emergência, com previsão de início no mês de setembro.
A secretária da SES explicou que a elaboração do plano de reorganização da rede de saúde do Estado está relacionada ao plano de retomada das cirurgias. “Estamos planejando a retomada das cirurgias eletivas, porque durante a pandemia ficamos fazendo apenas as cirurgias eletivas oncológicas e cardíacas, além das cirurgias de urgência e emergência. Portanto a manutenção de alguns leitos de UTI em algumas unidades contratados, dependerá do volume que cada uma terá como meta para execução das cirurgias eletivas”, pontuou Mércia Feitosa.
Foram contratados ao longo da pandemia do novo coronavírus 10 leitos no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Lagarto; 21 no Hospital Amparo de Maria em Estância; 5 no Hospital do Coração, 16 no Hospital Renascença, 6 no Hospital São José e 14 no Hospital Universitário em Aracaju.
Receberam novos leitos de UTI na rede pública para tratamento da Covid-29 o Hospital de Urgência de Sergipe, o Hospital Cirurgia, Hospital da Polícia Militar, Hospital Regional Jessé Fontes de Estância e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
17 horas, 54 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia, 11 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 13 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal