Justiça condena prefeito de Pirambu por caso de contribuição irregular de servidores ao extinto PFL

Sentença refere-se a episódio de 2005, quando servidores teriam repassado valores ao partido político; decisão ainda cabe recurso

Por Portal A8SE 31/07/2025 13h01
Justiça condena prefeito de Pirambu por caso de contribuição irregular de servidores ao extinto PFL

Na noite da última quarta-feira (30), A Justiça proferiu sentença na ação civil pública que condena o atual prefeito de Pirambu, Guilherme Jullius Zacarias de Melo, e os ex-prefeitos Juarez Batista dos Santos e Élio José Lima Martins, por improbibade administrativa.

A decisão é relacionada a um caso de contribuição irregular de servidores públicos ao extinto Partido da Frente Liberal (PFL), ocorrido em 2005.

À época, Guilherme Jullius Zacarias de Melo, atual prefeito de Pirambu, e Elio Martins, então gestor municipal, são apontados como envolvidos no repasse de valores por parte de funcionários da prefeitura à agremiação partidária.

Os valores dos descontos compulsórios totalizaram R$ 82.370,29, sendo R$ 53.743,76 transferidos diretamente da conta da prefeitura para o Diretório Municipal do Partido da Frente Liberal (PFL).

As penalidades para os envolvidos são a suspensão dos direitos políticos por quatro anos; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo mesmo prazo da suspensão; e multa civil correspondente a 30 vezes o valor da remuneração recebida.

O processo segue em tramitação, aguardando as manifestações das defesas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp