Iran quer incluir pena no ECA
Iran (foto) , que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, protocolou esta semana, na Câmara Federal, o Projeto de Lei neste sentido.
O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) quer incluir no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que na próxima segunda-feira (13) completa 19 anos, pena para aqueles que praticam ato de natureza sexual com crianças e adolescentes submetidos à exploração sexual ou à prostituição.
Para que isto se torne realidade, o parlamentar petista, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, protocolou esta semana, na Câmara Federal, o Projeto de Lei Nº 5.556/2009.
A iniciativa de propor o projeto de lei foi tomada depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no final de junho, que manteve a absolvição do ex-atleta José Luiz Barbosa e de seu assessor Luiz Otávio Flôres da Anunciação, ambos acusados de exploração sexual contra três adolescentes de 14 anos, pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.
"Avalio a decisão como um equívoco, pois abre um precedente de tolerância para aqueles que se valem de práticas de sexo pago com crianças e adolescentes", disse o deputado Iran Barbosa.
Segundo Iran, o conteúdo do artigo 244-A do ECA já é enfático ao criminalizar o ato de submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual. "Mas se a justiça entende que essa proibição não atinge aos que praticam o ato de violência sexual, vamos tornar isso um crime expresso no texto da lei", disse o deputado.
A decisão do STF foi criticada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude (Unicef) e por diversos movimentos em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, entre eles, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.
Para Iran, a decisão do STF abriu um precedente cruel e perigoso de estímulo a tal prática. De acordo com Iran, o Projeto de Lei 5.556/09 tem o objetivo de evitar interpretações tolerantes no enfrentamento da violência sexual.
O projeto - Iran Barbosa propõe que seja incluído no artigo 244-A do ECA mais um parágrafo, além dos dois já existentes. Este artigo determina que é crime submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual e o criminoso está sujeito à reclusão de quatro a dez anos, além de multa.
Os dois parágrafos existentes prevêem que a pena também é aplicável ao proprietário, ao gerente ou ao responsável pelo local em que se verifique a submissão de criança ou adolescente às práticas referidas no artigo e determina, ainda, que caso ocorra a condenação, a licença do estabelecimento seja cassada.
"Como podemos notar, é preciso deixar explícito, no texto da lei, que a pena também vale para aqueles que praticam qualquer ato de natureza sexual contra crianças e adolescentes submetidos à exploração sexual. É exatamente isso que propõe o nosso projeto de lei", afirmou o deputado.
Para Iran Barbosa, não é possível condenar quem explora crianças e adolescentes sexualmente, fechar estabelecimentos, sem condenar, contudo, os que mantêm as relações sexuais com eles.
"Não basta pegar o cafetão e fechar o estabelecimento. É preciso punir aquele que abusa das crianças e adolescentes para coibir essa prática", explicou o deputado.
Mais vídeos
Direto de Brasília 28/10/25 - Secretária da Fazenda de Brasília
Empresários se reúnem para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado
DNIT vai interditar a BR -235 no trecho de entrada de Aracaju
ITPS realiza programação especial no Museu da Gente Sergipana, voltada para estudantes
Câmara Municipal analisa regulamentação de uso das calçadas por estabelecimentos comerciais
Mais acessadas
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Lagum apresenta turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” em Aracaju
Mais notícias
-
8 horas, 15 minutos Criança de 10 anos participa da Maratona de Aracaju após fraude na inscrição
-
9 horas, 24 minutos Governo lança 320 vagas em cursos gratuitos de qualificação na área da construção civil
-
10 horas, 7 minutos Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria