Hospital de Cirurgia implanta sistema Tasy para modernização dos processos em Sergipe
A primeira unidade filantrópica no estado a adotar o sistema, o HC busca elevar sua gestão e excelência assistencial
O Hospital de Cirurgia (HC) deu um importante passo em seu processo de modernização ao implantar o sistema Tasy, um dos principais softwares de gestão hospitalar do mundo. A plataforma, que integra áreas administrativas e assistenciais, visa aprimorar a gestão e elevar o padrão de excelência da unidade.
A escolha do Tasy reflete a necessidade de melhorar ainda mais a gestão do HC, que está sob Intervenção Judicial há seis anos e passou por uma reestruturação administrativa, financeira e assistencial. Em 2024, o hospital, referência em média e alta complexidade para a rede estadual, conquistou a certificação de Acreditado da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Pioneirismo e benefícios
"Somos pioneiros entre hospitais filantrópicos em Sergipe a adotar o Tasy", afirma a interventora judicial, enfermeira Márcia Guimarães. Ela destaca que o sistema ajudará o hospital a manter e evoluir sua Acreditação, ao permitir uma melhor integração de todas as áreas.
A enfermeira e administradora Lívia Menezes, diretora Operacional do HC, reforça a importância da mudança. “O sistema anterior limitava os relatórios gerenciais e gerava retrabalho. O Tasy nos proporciona dados em tempo real e soluções integradas, essenciais para nossa evolução", explica.
Funcionalidades e segurança
O Tasy, desenvolvido pela Philips, abrange diversas áreas, como enfermarias, UTI, centro cirúrgico, controle de medicamentos e gestão financeira. A plataforma melhora o controle dos processos hospitalares, da entrada do paciente à apuração dos custos, e aumenta a segurança, como no caso da detecção de dosagens erradas de medicação.
"A integração entre a parte assistencial e administrativa é uma das grandes vantagens do Tasy. Ele garante maior controle e segurança, além de otimizar os processos", destaca a gerente de sistemas Karla Ciqueira.
Impacto na rotina assistencial
O Tasy também trouxe benefícios para a rotina da equipe de enfermagem, que antes usava registros manuais. Agora, todo o processo de administração de medicamentos e evolução clínica é realizado diretamente no sistema. "O prontuário agora é digital, o que agiliza muito o trabalho e evita o retrabalho", explica Karla.
Investimentos e engajamento
A implantação do Tasy foi acompanhada por investimentos em infraestrutura, como novos computadores, impressoras e links de internet. Além disso, o HC investiu em treinamentos e mobilizou toda a equipe para garantir a transição bem-sucedida para o novo sistema.
"Foi um trabalho de equipe intenso, com grande engajamento dos colaboradores em todas as áreas", afirma Lívia Menezes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp