Hospital de Campanha de Aracaju encerra atividades
Diante dos números da Covid-19 estarem diminuindo em nosso estado, o Hospital de Campanha de Aracaju encerrou suas atividades na manhã desta sexta-feira (18) e a equipe de reportagem da Tv Atalaia apurou toda a cobertura. A Secretaria Municipal de Saúde informou que todo o material será reutilizado em hospitais e unidades de saúde básica da capital.
As atividades começaram a funcionar no mês de maio, época do início do pico da pandemia na capital, porém os trabalhos foram finalizados nesta sexta. Durante esses quatro meses de ação, cerca de 460 pacientes de baixa e média complexidade receberam atendimentos. Dentre eles, 74% foram recuperados na própria unidade.
O hospital de campanha teve um custo de mais de 4 milhões reais, que foi construído no estádio de futebol João Hora, localizado no bairro Siqueira Campos. De início a capacidade era para 152 leitos, com equipamentos adquiridos através de investimentos de mais de 3 milhões, mas todo o material será distribuído nos hospitais e unidades de saúde básica da capital.
Para a imprensa, a secretária municipal de saúde, Vaneska Barboza, afirmou que todo o material será reutilizado em unidades da rede básica, onde o tratamento contra a covid-19 permanece. “As ferramentas daqui eles já têm destinos próprios. Vamos enviar os equipamentos para a própria rede municipal, exemplo o Capes, também para as unidades básicas de saúde, hospitais e maternidade”, informou Vaneska.
Emocionados, os profissionais da saúde concluíram também suas atividades com música, aplausos, soltura de balões brancos e a sensação de dever cumprido. Eles se despediram do último paciente do hospital, o senhor Nivaldo Ferreira, que foi transferido para outra unidade na zona sul da capital.
Em entrevista à equipe de reportagem da Tv Atalaia, o enfermeiro Jeferson Rodrigues lamentou o hospital não ter conseguido salvar a todos, mas reconhece que tudo o que podia ao que estava ao seu alcance enquanto profissional. “Um período bastante difícil para todo mundo, o medo existia na população. Nós sabemos da nossa missão e infelizmente não podemos salvar todas as vidas, mas fica aqui meu sentimento de dever cumprido”, comoveu o enfermeiro.
Confira matéria completa exibida no programa Balanço Geral Sergipe desta sexta:
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Ele é uma tradição de final de ano que não pode faltar na mesa
Ceia solidária leva dignidade e esperança no natal - Balanço Geral Manhã
Prazo para inclusão do nome social no cadastro eleitoral se encerra em 6 de maio
Pisca-pisca sem selo pode causar acidentes, itps orienta sobre decoração natalina segura
Confira os destaques do quadro ‘Fala doutor’ nesta quarta-feira (17)
Mais acessadas
Colisão frontal envolvendo quatro veículos deixa feridos na BR-235, em Areia Branca
Jovem é executado a tiros em frente à residência no município de Telha
Sergipe divulga lista de habilitados e inabilitados do edital de seleção de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana
Caixa paga parcela de dezembro para beneficiários com NIS final 5; saiba mais
Memorial de Sergipe sedia exposição “Nanquim”, dos artistas Jorge Luiz Barros e Fábio Sampaio
Mais notícias
-
2 horas, 8 minutos Motociclista morre após colidir com caminhonete parada em Canindé de São Francisco
-
16 horas, 33 minutos Sergipe divulga lista de habilitados e inabilitados do edital de seleção de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana
-
17 horas, 14 minutos Eventos em ruas de Aracaju exigem autorização prévia, diz SMTT