“Há uma possibilidade, mas é remota”, afirma especialista sobre tsunami em Sergipe

Por Redação Portal A8SE 16/09/2021 15h42
“Há uma possibilidade, mas é remota”, afirma especialista sobre tsunami em Sergipe
Foto: Google Maps

Nesta quinta-feira, 16, circulou a notícia da possibilidade de um tsunami atingir regiões sergipanas, o que causou pânico entre as pessoas. O Portal A8SE entrou em contato com um especialista na área, o professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe, Herbert Conceição. Ele explicou que o fenômeno não deve chegar ao estado.

As autoridades espanholas emitiram o alerta em nível amarelo para erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa da África. Pesquisadores acreditam que o vulcão pode provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“O vulcão tem um edifício mais ou menos triangular. O temor dos geocientistas é que entre em colapso. Esse edifício vulcânico pode cair no mar. Ao cair no mar, ele gera uma onda muito grande e essa onda gera o tsunami. As possibilidades é de atingir desde Nova York até o Nordeste [do Brasil]. Toda essa região sofreria impacto dessa onda", explica o professor Herbert.

A partir dessas informações surgiu a possibilidade do estado sergipano também sofrer efeitos, entretanto, o professor esclarece que não é preciso temor. Quando questionado, ele diz que é "uma possibilidade pouco remota".

Ainda detalhando sobre o fenômeno, ele reitera que a força da onda seria inferior ao chegar no território brasileiro.

“À medida que a onda se propaga no mar, ela vai perdendo energia”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp