Governo de Sergipe já recebeu kits para testes específicos do novo coronavírus
Sergipe apresenta o primeiro caso positivo para o novo Coronavírus (SARS-CoV2). Os primeiros testes específicos foram realizados no último sábado (14) no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). O kit, composto de reagentes e insumos, fabricado pela Biomanguinhos, foi encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS) para o Estado na última sexta-feira (13).
De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves dos Santos, quando a amostra que está sob suspeita do vírus chega ao Laboratório Central passa por diferentes estágios de preparação e extração deste a extração do RNA até chegar à etapa final do processo, que é amplificação do material genético. “Iniciamos os procedimentos e o resultado foi confirmado através da técnica de biologia molecular, o RT-PCR em tempo real, para confirmação do SARS-CoV2”, informou.
Conforme o superintendente do Lacen, o trabalho utilizou parte de um dos quatro kits que o Ministério da Saúde encaminhou para Sergipe. Anteriormente as amostras dos pacientes com suspeita passavam pelo Laboratório Central para uma triagem e análise de nove vírus respiratórios. Depois desses primeiros procedimentos e finalizado os testes, a amostra era encaminhada para o Rio de Janeiro, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde era realizada a investigação do Covid-19.
Agora o fluxo mudou a amostra primeiramente será testada para o SARS-CoV2 e o resultado liberado no prazo médio de 24 horas, caso o teste apresente resultado negativo a amostra será testada para os outros vírus respiratórios.
Para implantação do teste do Covid-19 em Sergipe, Cliomar Alves participou de treinamento na Fiocruz sobre os procedimentos técnicos utilizados nos testes moleculares do SARS-CoV2. “Na Fundação Osvaldo Cruz recebemos orientação da Dra. Marilda Siqueira, referência nacional em vírus respiratórios", detalhou o gestor do Lacen.
Segundo ele as análises processadas em Sergipe proporcionam um tempo resposta ágil para o governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde. “Teremos o resultado em até 48 horas, assim, podemos colaborar com a conduta terapêutica e de isolamento do paciente, bem como com a tomada de decisões das Vigilâncias Epidemiológicas do Município e do Estado nas ações preventivas e educativas dos gestores e a população geral”, conclui o gestor do Lacen.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Homem é morto a tiros na BR-235, no município de Carira
Jovem de 21 anos é preso por suspeita de feminicídio no Bairro Santa Maria
Balanço das últimas 24 horas no IML
Armas de fogo de falso cônsul da Romênia são apreendidas no Povoado Areia Branca, em Aracaju