Filme produzido por alunos do NPD será exibido em Paris
O convite para participar do evento francês surgiu durante o ‘Kinoforum`
Produzido pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o curta-metragem ‘Do Outro Lado do Rio` tomará as telas do festival internacional de cinema `Signes de Nuit`, em Paris, no dia 16 de outubro. O convite para participar do evento francês surgiu durante o ‘Kinoforum`, maior festival de curtas-metragens da América Latina no qual o filme sergipano ganhou, entre 80 selecionados, o ‘Prêmio Aquisição` da ‘Mostra KinoOikos`, pelo júri SESC TV, recebendo R$2.500.
Para os alunos que participaram de todas as etapas de produção do curta, o reconhecimento é fruto de muito trabalho e o sentimento é de puro orgulho. "Ficamos muito satisfeitos em ver que a beleza de Sergipe, representada através do olhar de sergipanos, está sendo vista e apreciada por diferentes públicos. É uma vitória que nos alegra muito", felicita Baruch Blumberg, um dos diretores do curta.
Rodrigo Grota, ministrante do curso que resultou na produção do filme ‘Do Outro Lado do Rio`, não esconde a emoção. "Ver um filme feito numa oficina de realização, por alunos que tiveram o primeiro contato com produção, ganhar espaço em premiações e festivais importantes é, sem dúvida, maravilhoso. Ganhar o KinoOikos foi uma vitória imensa, e agora levar as paisagens de Sergipe para a França é abrir portas imensas para o audiovisual sergipano", afirma.
Momento especial
Segundo Graziele Ferreira, coordenadora geral do NPD Orlando Vieira, este é um momento de muita alegria, pois o Núcleo vem experimentando momentos muito especiais. "Vários curtas, de cursos diferentes do NPD, foram selecionados para diversos festivais, como o Festival Ibero-americano de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE), o Festival de Vídeo Tela Digital e o Kinoforum. Agora, sem dúvida, estamos passando para uma outra fase", comemora.
Ainda segundo Graziele, o reconhecimento com um prêmio no Kinoforum é uma conquista não só para a cena audiovisual sergipana, mas também para todo o Programa Olhar Brasil.
"O convite para exibir em Paris é levar o talento sergipano, com Aracaju e Barra dos Coqueiros como cenário de fundo, a um patamar onde sempre sonhamos estar, mas não imaginávamos que fosse após um período de tão curto prazo. Isso é uma prova da potencialidade dos Núcleos de Produção Digital. É fascinante", finaliza.
‘Signes de Nuit`
O ‘Signes de Nuit` é um festival internacional independente de curtas, filmes experimentais e documentários, organizado pela Associação ‘Signes de Nuit`, em Paris, na França. A festa principal acontece em diferentes lugares centrais e cinemas parisienses. Durante o ano, o festival é convidado a apresentar seu programa de seleções em festivais, instituições culturais e escolas de cinema em todo o mundo. As projeções acontecem em 21 países, como Líbano, Cuba, Turquia, Japão, Austrália, Peru, Eslováquia, Tunísia, Lituânia, Rússia, além da edição anual na capital francesa.
Fonte: PMA
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
PM apreende moto adulterada e materiais para tráfico no bairro Getúlio Vargas
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Colisão traseira com moto mata ciclista na SE-245, em Riachuelo
Polícia prende suspeito por tráfico de drogas em Campo do Brito
Mais notícias
-
2 horas, 9 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
20 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
21 horas, 30 minutos Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal