Especialista alerta sobre a importância da hidratação durante o Pré-Caju

30/09/2015 21h22
Especialista alerta sobre a importância da hidratação durante o Pré-Caju
A8SE

Hidratação. Essa é uma das principais dicas do Serviço de Nutrição do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) para quem vai brincar o Pré-Caju, prévia carnavalesca que acontece de 17 a 20 deste mês. Aliada ao verão, esta é uma época em que as pessoas aproveitam para cometer alguns excessos. Alimentação improvisada e falta de líquido no organismo, aliados ao calor excessivo e a noites mal dormidas, são alguns dos fatores que podem expor a saúde a riscos durante a folia.

Para a nutricionista Carmem Lucy Dorneles, gerente do Serviço de Nutrição do HUSE, a receita principal para ficar bem no Pré-Caju e curtir a festa sem problemas é não descuidar da hidratação do organismo. ""É muito importante durante esse período de calor e de festa que as pessoas se hidratarem bastante. Transpiramos mais. Então, a necessidade de líquido no organismo é bem maior do que no período de frio. É muito importante ingerir bastante suco, água de côco, sempre tomando cuidado para fazer essa hidratação nos intervalos das grandes refeições. Evitar o líquido junto com a refeição, ajuda na digestão do alimento"", explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, a alimentação também requer alguns cuidados. ""É fundamental incluir bastante fruta no cardápio. A maioria delas tem uma grande quantidade de água, é mais leve e menos calórica. Nesse período, em que o corpo transpira muito, a necessidade da ingestão de líquido aumenta. A dica é fazer uma alimentação antes de ir para a folia. As pessoas, às vezes, vão sem se alimentar e acabam bebendo um pouquinho a mais. Dessa forma, o estômago não está preparado para esse tipo de excesso"", pontua.

Indicações

Para uma pessoa adulta, recomenda-se a ingestão diária de 35ml/kg ou uma média de 2,5 litros de água. Mas ela não é a única maneira de hidratar o organismo. As bebidas isotônicas são ótimas para repor a água e os sais minerais perdidos com a transpiração. O soro caseiro, a água de côco são exemplos de isotônicos, além de algumas bebidas industrializadas. Os sucos de frutas naturais são ricos em vitaminas e minerais e ótimos para hidratar e repor as energias. Devem ser alternados com água mineral e não substituí-la.

Existem bebidas, como os refrigerantes, que não são recomendadas para ajudar na hidratação. Eles fornecem apenas açúcar, água e carboidratos e não têm nenhum nutriente. São também gaseificados, podendo gerar desconforto intestinal. As bebidas energéticas também devem ficar de fora da lista das que ajudam na hidratação. Contêm cafeína e açúcar, além de aminoácidos e vitaminas. A combinação desses ingredientes tem um efeito diurético, aumentando a sede.

A assessora de coordenação, Naiara Souza, não abre mão de uma boa hidratação e se prepara dias antes da festa. ""Meu processo de hidratação já começa bem antes da folia com uma alimentação saudável e leve com muitas frutas e verduras. Como pratico atividade física, tenho um cuidado ainda maior: bebo muita água e adoro sucos naturais"", explica.

O assistente técnico da pediatria, Jardel Macedo, é um grande folião. Ele informa que para aguentar os quatro dias de alegria, alguns cuidados são essenciais. ""Oriento a todos a se preparar de forma nutritiva, com alimentação saudável e muita água, antes, durante e depois da festa. Roupas leves são as mais adequadas para a ocasião e um bom alongamento antes de começar a brincadeira evita dores musculares"", sugere.

Fonte: SES

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: