Enem: veja como se preparar na reta final dos estudos

Neste domingo acontece o primeiro dia de provas, especialistas apontam maneiras para os candidatos aproveitarem melhor os últimos dias antes do exame.

Por Redação Portal A8SE 15/01/2021 16h18
Enem: veja como se preparar na reta final dos estudos
VALTTER CAMPANATO

No próximo domingo, 17, acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de forma presencial. A segunda fase é no dia 24 deste mês. Já a versão digital, está marcada para acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação das provas, que acontece para os estudantes infectados com a covid-19, será nos dias 23 e 24 de fevereiro. À medida que as provas se aproximam, o nervosismo e a ansiedade acabam tomando conta de boa parte dos estudantes.

Clara Vasconcelos vai fazer a prova neste domingo. Com uma rotina intensa de estudos antes da pandemia, dividida entre cursinho e atividades em casa, ela precisou readaptar.

value.image
Clara Vasconcelos se prepara para uma vaga em medicina

“Minha rotina era ir para o cursinho de manhã e estudar sozinha em casa a tarde, mas com a pandemia, as coisas desandaram. Tive muita dificuldade, já que estava muito desanimada diante do cenário mundial. Eu tentava ao máximo estudar pelo menos um pouco a tarde. Nesses últimos dias, apesar de não ser o recomendado, intensifiquei os estudos. Entretanto, um dia antes da prova vou procurar fazer coisas leves para não ir cansada ou mais ansiosa no dia”, detalha.

Assim como ela, outras pessoas também sentiram dificuldade na adaptação. A psicóloga Juliana Alves explica que acompanhou alguns candidatos com crise de ansiedade durante a pandemia, mas orienta que a ajuda profissional pode ser fundamental.

value.image
Juliana Alves orienta buscar manter o equilíbrio

“Nem intensificar ou desacelerar os estudos, é preciso buscar manter o equilíbrio. Manter uma disciplina em questão aos horários com as pausas para relaxar a mente e corpo. Com ajuda do profissional, o aluno poderá superar seus medos e algum tipo de transtorno que veio ser desencadeado. A internet tem muitos vídeos de autoajuda, não posso dizer que haverá uma garantia eficácia, mas vale tentar”, diz.

Nos últimos dias antes da prova, Juliana aconselha a manter uma rotina equilibrada e que desvie da intensidade de exercícios e conteúdos .

“Atividade física, alimentação nos horários certo, dormir oito horas por dia e ter horário para dormir e acordar. Ouvir músicas, fazer pausas e manter os estudos no ritmo adequado, nada exagerado”, explica.

E Clara sabe bem dessas dicas. Enquanto a prova não chega, ela vai se preparando para manter o conhecimento ativo, mas o corpo também em equilíbrio.

“Trabalho a respiração, ouço música, converso com alguém que eu confie ou que esteja na mesma situação de vestibulando. Faço terapia, busco me desligar um pouco, enaltecer pensamentos positivos e evitar, ao máximo, os negativos. É importante entender que, independente de qualquer coisa, eu vou me esforçar para dar o meu melhor na prova, além de tentar internalizar que não posso me afobar, preciso de calma e dar o meu máximo”, finaliza.

A repórter Sarah Medeiros conversou com a professora Helena Bonaparte. Ela deu outras dicas para organizar os estudos nessa reta final, confira:

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp