Encontro entre dois peixes-bois é registrado na costa de Sergipe; VÍDEO

Tupã e Astro, animais marinhos monitorados pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, foram avistados em Estância

Por Raphaella Teles 29/03/2025 10h58
Encontro entre dois peixes-bois é registrado na costa de Sergipe; VÍDEO
Foto: Reprodução

Nos últimos dias, pescadores da região da Maré do Porto da Areia, em Estância, relataram a presença de um peixe-boi-marinho conhecido como “Tupã”. Ele é um visitante frequente da área e costuma se deslocar para o Complexo estuarino Piauí-Fundo-Real, na divisa entre Sergipe e Bahia, em busca de alimento e abrigo.

Tupã também visitou a região para encontrar seu amigo "Astro", um peixe-boi que vive entre os dois estados há mais de 27 anos. Veja o encontro nos animais no vídeo abaixo:

Os peixes-boi-marinho são classificados como ameaçados de extinção pelo ICMBio, e as principais ameaças incluem a perda de habitat e atropelamentos por embarcações, com "Astro" já tendo sido atropelado cerca de 25 vezes em território sergipano.

Ambos são monitorados pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM), da Fundação Mamíferos Aquáticos, com o apoio da Petrobras e do Governo Federal. A equipe do PVPBM acompanha os deslocamentos de Tupã e está em contato com órgãos locais para realizar ações de sensibilização junto à comunidade sobre a presença e cuidados com o animal. No ambiente aquático, existem algumas orientações para proteger a vida marinha. Confira:

  • Antes de ligar o motor, verifique a área ao redor da embarcação para evitar ferimentos ao animal;
  • Reduza a velocidade ou desligue o motor ao avistar um peixe-boi;
  • Não toque, alimente ou forneça bebidas aos animais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp