Diploma do deputado federal Valdevan Noventa é cassado pelo TRE de Sergipe

A defesa do parlamentar informou que irá ingressar recurso à decisão.

Por Redação do Portal A8SE 03/12/2021 10h20
Diploma do deputado federal Valdevan Noventa é cassado pelo TRE de Sergipe

O deputado federal José Valdevan de Jesus Santos (PL), conhecido como Valdevan Noventa, teve o seu mandato político cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) nesta quinta-feira (2), pela captação e gasto ilícito de recursos durante a campanha eleitoral de 2018, mediante depósitos de valores de origem não identificadas.

A relatora do caso, desembargadora Iolanda Santos Guimarães, acatou o pedido formulado pelo Ministério Público e votou pela cassação do diploma, que ocorreu por unanimidade.

Durante o julgamento da sessão, a desembargadora citou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral no sentido de que “o bem jurídico protegido pela Lei é a lisura da campanha e a igualdade entre os candidatos, não sendo possível nascer mandato legítimo de campanha ilícita”.

Em nota, a defesa do parlamentar informou que recebe e respeita a decisão da Justiça sobre o processo em questão, acrescentando ainda que o mesmo "encontra-se em trâmite, não se tratando de decisão definitiva, e espera a publicação da decisão para estudar as medidas judiciais cabíveis".

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp