Deso recomenda uso racional da água

Temperaturas elevadas e ausência de chuvas são as marcas deste verão que começou no último dia 21. E a estiagem prolongada que assola o nordeste já é considerada a pior em 50 anos. Nesse cenário, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está preparada para produzir água mais que necessária para suprir a demanda da população, mas não o suficiente para atender aos exageros de consumo. Por isso a empresa recomenda que os clientes utilizem a água de forma racional, evitando desperdícios.
Graças aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em construção e ampliação de adutoras que captam água do rio São Francisco, as chances de um racionamento ocorrer são pequenas nas cidades atendidas. Já a Deso tem trabalhado para garantir que não falte água nas torneiras dos sergipanos. Entre os meses de dezembro a abril, por exemplo, a empresa aumenta em 20% a produção do volume de água.
Só para a Grande Aracaju, são 3.9 mil litros de água por segundo aduzidos de quatro mananciais - Poxim, Ibura, Pitanga e São Francisco. Assim, a Deso dispõe de uma produção de água acima da demanda necessária e, desde 2009, tem evitado adotar o rodízio. Nas regiões do Alto, Médio Sertão e Agreste Central Sergipano não é diferente. Pelo menos 20 sedes municipais tiveram a segurança do abastecimento reforçado com a operação da adutora do Semiárido, que se soma aos sistemas integrados Alto Sertão e Sertaneja.
Mas para que a água não falte também é preciso saber usá-la. A Deso orienta que a população precisa se sensibilizar cada vez mais sobre a importância do uso racional do bem essencial e escasso. Para conscientizar a população sobre a importância do uso consciente e da água, a empresa desenvolve um trabalho permanente de educação ambiental em escolas e comunidades.
Faça a sua parte
> Evite banhos demorados;
> Não lave carro, calçada e quintais com mangueira;
> Use regador ou balde para molhar as plantas;
> Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes;
> Se a máquina de lavar roupa apenas se estiver com a capacidade máxima;
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cada pessoa precisa de cerca de 100 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, essa média pode chegar a 150 litros.
Fonte: Deso
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar

Agência reguladora dos EUA acaba de aprovar o primeiro medicamento para tratar a depressão pós-parto
Mais acessadas
Prouni 2025: Incrições encerram nesta sexta-feira (4)
Gabigol é inocentado da acusação de tentativa de fraude em exame antidoping
Homem suspeito de tráfico de drogas é preso em Estância
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Pendências fiscais ameaçam verbas da educação em oito municípios de Sergipe, diz MP
Mais notícias
-
10 horas, 6 minutos Empresa emite nota sobre queda de aeronave agrícola em Sergipe; suspeita é de colisão com fios de energia
-
11 horas, 22 minutos Confira o que abre e fecha em Nossa Senhora do Socorro nos feriados de 7 e 8 de julho
-
12 horas, 20 minutos Prouni 2025: Incrições encerram nesta sexta-feira (4)