Desemprego cai em Sergipe e supera perspectiva regional e nacional
Dados levantados pelo Observatório de Sergipe do governo demonstram que o desemprego caiu no estado. Nessa terça-feira (24) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), em que Sergipe apresenta a menor taxa de desocupação (8,6%) desde o início da série histórica em 2012. Os dados se referem ao terceiro trimestre de 2015 e colocam o desemprego em Sergipe abaixo dos valores encontrados no Brasil (8,9%) e do Nordeste (10,8%), no trimestre passado o resultado foi de (9,1).
Na semana anterior, o Radar do Emprego, publicação do Observatório de Sergipe, já trazia dados que mostravam que o estado foi o segundo a gerar postos de trabalho em outubro deste ano, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Sergipe foi um dos três estados com saldo positivo de empregos no mês de outubro.
Por sua vez, o Brasil registrou em outubro diminuição de 169.131 postos, o que representa um declínio de 0,42% em relação ao total de empregos formais ocupados no mês anterior. Já Sergipe apresentou um bom resultado, pois gerou 1.063 novos postos de trabalho, o que corresponde a uma expansão de 0,35% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Com esse resultado, o estado foi o segundo que mais criou vagas no país, atrás apenas de Alagoas, onde foram gerados 6.456 empregos celetistas. Tocantins foi o outro estado que registrou saldo positivo de emprego.
Segundo o Coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, “a divulgação destes dados são importantes porque demonstram que, mesmo com a crise, a economia sergipana ainda tem alcançado resultados positivos no mercado de trabalho”, segundo o coordenador.
Os setores de atividades que mais contribuíram para este resultado em outubro, no estado, foram a Indústria de Transformação (+1.284 postos) e a Agropecuária (+652 postos), influenciados pelas contratações para o cultivo da cana-de-açúcar e para a fabricação de açúcar bruto e álcool. Justamente por isso as cidades de Laranjeiras (1.811 empregos), Capela (499) e Nossa Senhora das Dores (226) foram as que mais se destacaram positivamente na geração de empregos.
De acordo com o economista da Assessoria de Planejamento da secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Magaiver Correia, em termos de setores, basicamente a cadeia sulcroalcooleira puxou sozinha o aumento do nível de empregos no estado. “O setor agropecuário basicamente registrou mais admissões para o cultivo da cana-de-açúcar. De modo semelhante, a indústria de transformação, que obteve o melhor resultado do ano, com a admissão de 1.284 profissionais. Isso se deu justamente em decorrência das contratações da cadeia sulcroalcooleira (em Laranjeiras, Capela, Nossa Senhora das Dores e Riachuelo) e da torrefação e moagem de café, em Itaporanga)”, esclareceu Magaiver.
Atento à necessidade de prosseguir e fortalecer as ações do Governo do Estado para recuperar os empregos, o secretário da Sedetec, Chico Dantas, ressalta que o Governo não tem medido esforços para atrair mais empreendimentos para Sergipe e que vem realizando diversas parcerias no sentido de garantir o trabalho e a renda à população. “Tem sido uma das maiores preocupações do governador Jackson Barreto, inserir mais empresas que possibilitem oportunidades de emprego para os sergipanos. Continuaremos traçando metas e alcançando bons resultados, a exemplo deste”, informa Chico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Saiba como montar uma ceia de Natal saborosa e econômica
Reformas residenciais no fim do ano exigem cuidados com rede elétrica para evitar acidentes
Ação contribui para a realização da tradicional ceia de natal promovida pela pastoral do povo da rua
Técnicos da SEMA fazem balanço das ações do ano de 2025 na comissão de meio ambiente da Alese
Nova variante da gripe se espalha com mais facilidade e acende alerta para a população
Mais acessadas
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Estudo aponta que um em cada cinco brasileiros já usou drogas ilícitas
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Operação prende articulador do tráfico em Sergipe
Mais notícias
-
12 horas, 9 minutos Diesel dos ônibus da Grande Aracaju passa a ser totalmente isento de ICMS
-
13 horas, 44 minutos Servidor é afastado após denúncia de assédio sexual na Prefeitura de Socorro
-
14 horas, 45 minutos Agências do Banese terão horários de funcionamento alterados durante fim de ano; confira