Descaso com a higiene coloca em risco à saúde da população

O Portal Atalaia Agora recebeu denúncias de que o abate do boi é feito no chão , num ambiente total inóspito e que coloca em risco a saúde pública. os trabalhadores não usam luvas e botas, a carne é má acondicionada e ainda é transportada para pontos de vendas em cima de carroças.

30/09/2015 19h34
Descaso com a higiene coloca em risco à saúde da população
A8SE

O matadouro da cidade de Nossa Senhora das Dores, a 70 quilômetros da capital, está sendo alvo de críticas por parte da população quanto aa falta de higiene e a falta de  condições propícias para o abate de animais.  O Portal Atalaia Agora recebeu denúncias de que o abate do boi é feito no chão , num ambiente total inóspito e que coloca em risco a saúde pública.  os trabalhadores não usam luvas e botas, a carne é má acondicionada e ainda é transportada  para pontos de vendas em cima de carroças.

ABATEDOURO

 

De acordo com moradores, o matadouro do município já foi alvo de várias denúncias durante mais de 10 anos. "Em 2007 ele ia ser interdiçada, mas o prefeito da época fez  alguns reparos e ele continuou funcionando. Com a ação do tempo e a falta de manutenção e de novos investimentos ele foi se deteriorando. Agora está em uma situação deplorável", denuncia o morador José Carlos Santana. Ele ainda disse que o mau cheiro no lugar é insuportável e que a falta de higiene durante o abate de gado enoja qualquer pessoa. "As práticas inadequadas de abate prejudicam à saúde do consumidor e do trabalhador, além de ser um lugar de extrema crueldade contra os animais e a degradação ambiental", afirmou.

Segundo denuncias as carnes ficam expostas no chão e mesmo no banheiro, crianças tem livre acesso ao local onde o gado é morto e restos de carne são jogados nos terrenos próximos ao matadouro. "É um desrespeito total aos padrões mínimos de higienização e segurança. É absurda a situação desse matadouro municipal, que vive um total descaso e abandono", ressaltou o morador.

De acordo com o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz dos Santos, o governo do Estado já destinou uma verba em torno de R$ 2 milhões para a construção de um novo matadouro. Ele explicou que o matadouro municipal foi construído em 1983 e a estrutura, apesar de ter passado por algumas reformas, continua deteriorada.

"Acredito que no primeiro semestre de 2010 a cidade já ganhe um novo matadouro. A obra já está em licitação em caráter de urgência. O novo matadouro será igual ao de Propriá, com toda a estrutura e equipamentos necessários para o abate e conservação da carne", disse o prefeito.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: