Desarme-SE retoma campanha pela entrega de armamentos não registrados
A entrega dessas armas impacta na melhoria da segurança pública da população e gera uma compensação financeira

Como marco da retomada da campanha do desarmamento em Sergipe, o Desarme-SE recebeu a entrega voluntária de quatro armas de fogo, na manhã desta sexta-feira, 12. O objetivo do Comitê Estadual do Desarmamento é a propagação da não violência, mostrando à sociedade que não é apenas a arma de fogo que traz segurança, mas sim o fortalecimento das instituições que formam a segurança pública.
O primeiro secretário do Desarme-SE, Nailson Correia, destacou que a retomada da campanha é fundamental que a população entenda os riscos associados a ter uma arma ilegal em sua casa e a segurança pública se faz presente na propagação da cultura da não violência. "Mostra que estamos retomando a campanha, mostrando à sociedade que a entrega voluntária de armas continua. Cada uma dessas pessoas que entregaram as armas aqui, tinha o receio com relação à identificação, mas queremos ressaltar que a entrega ocorre no anonimato”, ressaltou.
A entrega do armamento gera uma compensação à pessoa que possuía o armamento, conforme salientou Nailson Correia. “Entregando o armamento, a pessoa recebe um valor, isso é importante reforçar. Você entrega de forma voluntária e anônima. E a pessoa recebe um voucher, que é um documento, um cheque ao portador, que você retira um valor por uma arma que às vezes está na sua casa de maneira ilegal”, evidenciou.
Nailson Correia detalhou que a campanha contará com a difusão de informações sobre a importância do desarmamento para a segurança pública de toda a população sergipana. "Vamos disponibilizar telefone e e-mail para sanar dúvidas, e assim as pessoas podem ficar tranquilas. Vale ressaltar que as pessoas que entregam as armas de forma voluntária não precisam ter nenhum receio, pois a entrega, mesmo sendo voluntária, prioriza o anonimato”, realçou.
O armamento também pode ser entregue mediante o preenchimento de informações pelo site. No portal, há o passo a passo para a entrega das armas de fogo. Lá, é preenchida uma guia de trânsito com a indicação do posto de entrega mais próximo à residência. Todas as delegacias da capital e do interior do estado são locais de entrega dos armamentos.
A policial civil e coordenadora do Desarme-SE, Juciene Melo Passos de Faria, explicou que a arma é descarregada e as munições também precisam ser entregues no comitê ou no local indicado através do site. “A pessoa irá desmuniciar a arma, os projéteis precisam ser guardados e devolvidos também. É feita a embalagem, com a guia de trânsito, vai à delegacia mais próxima, entrega a arma e recebe um voucher, com uma senha, para retirada, dependendo do calibre, de R$150 a R$450”, detalhou.
O armamento entregue ao Desarme-SE reflete na melhoria da segurança pública de Sergipe, conforme salientou a coordenadora do comitê. “Nós ganhamos muito, porque é uma arma, não registrada, a menos e longe de pessoas que não sabem manuseá-las. Uma arma hoje fora de circulação são quantas vidas poupadas? Então, a Secretaria de Segurança Pública também faz essa prevenção. Prevenção à violência, trazendo uma cultura de paz, e isso é importante”, pontuou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Advogado do sindicato da limpeza pública explica situação ODS trabalhadores da Torre

Moradores da Taiçoca de fora em Socorro denunciam falta de água há nove dias

Moradores do bairro Lamarão cobram a instalação de quebra-molas na avenida Euclides Figueiredo

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (21)
Mais acessadas
Alta nos alimentos: brasileiros podem sofrer com aumento de carne e frango
Homem é preso com mais de 9kg de maconha na BR-235 em Itabaiana
Segurança na folia: Febraban dá dicas para pagamentos em maquininhas no Carnaval
Câmara aprova pena por imagens de nudez geradas por IA; PL prevê até seis anos de reclusão
MEC solicita novo procedimento eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor da UFS
Mais notícias
-
3 horas, 57 minutos Avenida Antônio Cabral em Aracaju segue interditada nos próximos dois dias
-
4 horas, 40 minutos Grupo criminoso é desarticulado em operação nacional e um dos envolvidos é preso em Aracaju
-
4 horas, 58 minutos MEC solicita novo procedimento eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor da UFS