Desarme-SE retoma campanha pela entrega de armamentos não registrados

A entrega dessas armas impacta na melhoria da segurança pública da população e gera uma compensação financeira

Por SSP/SE 12/02/2021 15h38
Desarme-SE retoma campanha pela entrega de armamentos não registrados
SSP/SE

Como marco da retomada da campanha do desarmamento em Sergipe, o Desarme-SE recebeu a entrega voluntária de quatro armas de fogo, na manhã desta sexta-feira, 12. O objetivo do Comitê Estadual do Desarmamento é a propagação da não violência, mostrando à sociedade que não é apenas a arma de fogo que traz segurança, mas sim o fortalecimento das instituições que formam a segurança pública. 

O primeiro secretário do Desarme-SE, Nailson Correia, destacou que a retomada da campanha é fundamental que a população entenda os riscos associados a ter uma arma ilegal em sua casa e a segurança pública se faz presente na propagação da cultura da não violência. "Mostra que estamos retomando a campanha, mostrando à sociedade que a entrega voluntária de armas continua. Cada uma dessas pessoas que entregaram as armas aqui, tinha o receio com relação à identificação, mas queremos ressaltar que a entrega ocorre no anonimato”, ressaltou.

A entrega do armamento gera uma compensação à pessoa que possuía o armamento, conforme salientou Nailson Correia. “Entregando o armamento, a pessoa recebe um valor, isso é importante reforçar. Você entrega de forma voluntária e anônima. E a pessoa recebe um voucher, que é um documento, um cheque ao portador, que você retira um valor por uma arma que às vezes está na sua casa de maneira ilegal”, evidenciou.

Nailson Correia detalhou que a campanha contará com a difusão de informações sobre a importância do desarmamento para a segurança pública de toda a população sergipana. "Vamos disponibilizar telefone e e-mail para sanar dúvidas, e assim as pessoas podem ficar tranquilas. Vale ressaltar que as pessoas que entregam as armas de forma voluntária não precisam ter nenhum receio, pois a entrega, mesmo sendo voluntária, prioriza o anonimato”, realçou.

O armamento também pode ser entregue mediante o preenchimento de informações pelo site. No portal, há o passo a passo para a entrega das armas de fogo. Lá, é preenchida uma guia de trânsito com a indicação do posto de entrega mais próximo à residência. Todas as delegacias da capital e do interior do estado são locais de entrega dos armamentos.

A policial civil e coordenadora do Desarme-SE, Juciene Melo Passos de Faria, explicou que a arma é descarregada e as munições também precisam ser entregues no comitê ou no local indicado através do site. “A pessoa irá desmuniciar a arma, os projéteis precisam ser guardados e devolvidos também. É feita a embalagem, com a guia de trânsito, vai à delegacia mais próxima, entrega a arma e recebe um voucher, com uma senha, para retirada, dependendo do calibre, de R$150 a R$450”, detalhou.

O armamento entregue ao Desarme-SE reflete na melhoria da segurança pública de Sergipe, conforme salientou a coordenadora do comitê. “Nós ganhamos muito, porque é uma arma, não registrada, a menos e longe de pessoas que não sabem manuseá-las. Uma arma hoje fora de circulação são quantas vidas poupadas? Então, a Secretaria de Segurança Pública também faz essa prevenção. Prevenção à violência, trazendo uma cultura de paz, e isso é importante”, pontuou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp