Denúncias de maus-tratos a animais crescem 30% em Sergipe

Ações de conscientização fortalecem as denúncias

Por Portal A8SE com informações da SSP/SE 18/05/2026 14h32
Denúncias de maus-tratos a animais crescem 30% em Sergipe
Foto : Erick O'Hara

Denúnias de maus-tratos a animais aumentaram cerca de 30% em Sergipe nos primeiros meses de 2026. Dados da Delegacia de Proteção Animal (Depama) apontam que o número de ocorrências passou de 345, no mesmo período do ano passado, para 447 registros neste ano.

O crescimento acende um alerta para casos de violência, abandono e negligência contra animais no estado. Entre as situações mais recorrentes investigadas pela polícia estão falta de alimentação e água, ausência de cuidados veterinários, animais mantidos acorrentados de forma contínua e condições inadequadas de criação.

Durante as diligências, equipes policiais percorrem bairros da capital e do interior para verificar denúncias, reunir provas e, quando necessário, realizar o resgate dos animais. Muitas ocorrências envolvem ambientes insalubres e situações de extrema vulnerabilidade.

Pela legislação brasileira, maus-tratos a animais é crime e pode resultar em pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e perda da guarda do animal. Em casos que resultem na morte do animal, a punição pode ser agravada.

Após os resgates, os animais passam por atendimento e acompanhamento até estarem aptos para adoção. O trabalho envolve policiais, veterinários e equipes de apoio responsáveis pelos cuidados e recuperação dos bichos.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou diretamente à Delegacia de Proteção Animal, presencialmente ou pela internet. Fotos, vídeos e áudios podem ajudar nas investigações e na comprovação dos crimes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp