Cortejo afro-cultural Afoxé de Odé acontece em Nossa Senhora do Socorro neste sábado (20)
A concentração do cortejo será às 14h no Shopping Prêmio
Neste sábado (20), Nossa Senhora do Socorro será palco da 14ª edição do "Cortejo Afoxé de Odé", manifestação cultural e religiosa que já faz parte do calendário oficial do município e se consolidou como um dos eventos mais aguardados do ano.
O cortejo traz a magia dos tradicionais afoxés, conhecidos como “candomblés de rua”, que unem música, espiritualidade e ancestralidade em um grande espetáculo a céu aberto.
Ao som de atabaques, agogôs e xéqueres, o evento integra diferentes contextos da música ritual afrodescendente, criando uma experiência única para o público.
A charanga, comandada pelo Maestro Dingo Bala, preparou um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as divindades africanas — sobretudo Oxóssi, patrono e protetor do Afoxé de Odé.
Com variações e evoluções rítmicas, os músicos darão “cor” e energia ao cortejo, que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e toda a comunidade em um momento de celebração coletiva.
Este ano, o tema é “Das Matas a Oyó: Dois Reinos, Um Axé”, que promove o encontro simbólico entre dois reis guerreiros do panteão afro-brasileiro: Oxóssi, rei das matas e guerreiro de uma flecha, e Xangô, rei dos raios, da justiça divina e senhor do machado sagrado.
O cortejo simboliza a união entre a força da floresta e da pedreira, em um espetáculo que celebra fé, identidade e resistência.
O projeto é uma realização do Ilê Axé Yàaparalomin Abassá Maria da Paz, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Silvia D´Oxum, que garante a autenticidade do evento e desenvolve trabalhos sociais junto à comunidade durante todo o ano.
“O Afoxé de Odé é mais que um cortejo, é um ato de resistência e de celebração da nossa ancestralidade. Ao levar o sagrado para as ruas, mostramos que nossa cultura é viva e deve ser respeitada”, afirma Silvia D´Oxum.
A concentração do cortejo será às 14h no Shopping Prêmio. De lá, os participantes seguem pelas ruas do bairro Marcos Freire II até a Praça da Juventude, na Avenida Coletora “C”. A expectativa é reunir centenas de pessoas e transformar o espaço urbano em um grande palco de música, dança e devoção.
Por: Fonte Assessoria
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Idoso mostra que nunca é tarde para mudar a rotina e buscar maior qualidade de vida com esporte
Vigilância sanitária realizou inspeções após denúncias de produção irregular de alimentos
Projeto prevê um investimento de cerca de R$ 7 bilhões e a criação de cerca de 3 mil empregos
Terceira edição do workshop Mulheres de Negócios realiza homenagens e promove diversas palestras