Concurso atrai 32 mil candidatos

30/09/2015 19h04
Concurso atrai 32 mil candidatos
A8SE

Exatos 32 mil candidatos estão inscritos para participar do concurso público da Saúde nesse domingo (01). O concurso abriu 2.978 vagas distribuídas nas três Fundações Estatais de Saúde criadas no ano passado pelo Governo de Sergipe: Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Fundação Parreiras Horta (FPH).
A maior oferta compreende a FHS - 2.761 vagas -, que consequentemente registrou o maior número de inscrições: 28.053. Para a Fundação Parreiras Horta foram abertas 114 vagas e para a Funesa, 103.
As provas do concurso estão marcadas para acontecer nesse domingo (01) às 14h para todos os cargos, exceto enfermeiro e médico emergencista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), ambos ligados à Fundação Hospitalar e com exames marcados para as 8h. Além dos cinco municípios sergipanos definidos como locais de prova - Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Propriá -, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo também vão sediar a aplicação dos exames, mas não para todos os cargos.

"O objetivo é recrutar médicos especialistas e mestres em Saúde Pública, facilitando a participação daqueles que estão em processo de formação na região Sudeste", explica o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho. Sergipe, assim como outros estados do Nordeste, carece de profissionais em determinadas especialidades pelo fato de não oferecer formação nas respectivas áreas. "Para se ter uma idéia, os campi da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista e em Ribeirão Preto formam mais especialistas que todo o Norte e Nordeste", acrescenta.

As provas no Rio de Janeiro e em São Paulo são para os cargos de especialista educacional e especialista em Política e Educação em Saúde, ambos ofertados pela Funesa; e todos da área de atuação médica das fundações Hospitalar e Parreiras Horta. No Rio, os exames acontecerão na Escola de Biologia da Universidade Federal (UniRio) e em São Paulo, na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Os horários são os mesmos das provas aplicadas em Sergipe: às 8h ou às 14h

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: