Com arroz agroecológico, quilombo de Sergipe acessa recursos do PAA
Assinatura de contrato será sexta-feira (29) em Brejo Grande

A Festa da Colheita que celebra a produção de arroz agroecológico em Sergipe esse ano tem um motivo a mais para comemorar: pela primeira vez na história, uma comunidade quilombola acessa recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O ato de celebração será sexta-feira (26), a partir das 9h, na comunidade quilombola de Resina, em Brejo Grande (território quilombola de Brejão dos Negros, SE).
De acordo com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 – instituição que apoia a produção agroecológica por meio da Rede Balaio de Solidariedade –, é esperada a colheita de cerca de 180 toneladas de arroz distribuídos em 23 hectares em que a comunidade de Resina realiza o cultivo do alimento. Trata-se de uma produção totalmente sem produtos químicos e realizada num território quilombola, onde há o amplo cultivo de alimentos agroecológicos e sem veneno, como derivados do coco e pescados.
Presente na atividade, o Presidente da Conab, Edegar Pretto, deverá assinar os dois projetos que foram aprovados pela estatal. Estes são os dois primeiros projetos de comunidades quilombolas no Brasil a acessarem o PAA e os dois primeiros projetos liberados para Sergipe. Ao todo, será celebrado um contrato no valor de R$ 650 mil para a aquisição do arroz agroecológico produzido na comunidade.
Para o agente Cáritas e coordenador na Rede Balaio de Solidariedade, Mauro Luiz Cibulski, será um momento importante de celebração, sobretudo, do acesso do quilombo à política pública. “Primeiro é importante celebrar a vida e a colheita, comemorar a conquista do acesso à política pública pelo quilombo, colocar na mesa do povo urbano – com o PAA, a Conab fará a aquisição do arroz e este será doado em Aracaju a outras entidades que farão entrega a famílias carentes. É uma grande alegria para o quilombo, além de compartilhar sua produção, também oferecer alimento saudável para o povo sergipano que mais precisa.”, destaca.
A Cáritas é uma parceira, por meio da Rede Balaio, desde o início da produção. “Apoiamos no processo de produção onde viabilizamos a aquisição de insumos como adubo e sementes e no acompanhamento com assistência técnica”, lembra Cibulski.
Ainda, de acordo com o agente Cáritas, há pelo menos 15 anos a Cáritas Diocesana de Propriá realiza um trabalho de apoio no processo de luta pela terra e contribui efetivamente com produção do arroz agroecológico. São 400 hectares de terras quilombolas onde várias famílias vivem. O quilombo de Resina faz o cultivo do arroz em 23 hectares destes, às margens do Rio São Francisco.
Programação
Com início previsto para as 9h, com a chegada na lavoura, a atividade ocorrerá até meio dia, quando um almoço coletivo fará a culminância da festa. Por volta das 10h, haverá um ato político com o Presidente da Conab, representante do MDA, parceiros e outras representações de entidades convidadas pelo território quilombola Brejão dos Negros e pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3. É esperada a presença de parceiros dos movimentos sindical, populares e das pastorais do campo, bem como a sociedade como um todo, além de representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Rede Balaio de Solidariedade
Surgida em 2019, a Rede Balaio de Solidariedade agrega mais de 50 empreendimentos da Economia Popular Solidária nos estados da Bahia e de Sergipe e vem somando esforços na comercialização e aquisição de insumos, além de contribuir para o fortalecimento de mulheres que atuam em coletivo gerando renda para o sustento de suas famílias nas mais diversas comunidades. A rede possui lojas em Feira de Santana, Banzaê e Rui Barbosa, na Bahia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
5 horas, 41 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
7 horas, 54 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
8 horas, 45 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro