Chuvas permanecem bem distribuídas em Aracaju, informa Defesa Civil

Seis ocorrências relacionadas às precipitações foram registradas, entre elas: alagamento, risco de desabamento e queda de árvore.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 20/05/2022 10h52
Chuvas permanecem bem distribuídas em Aracaju, informa Defesa Civil
Foto: TV Atalaia/Reprodução

Em Aracaju, as chuvas com relâmpagos e trovões obtiveram um acumulado de 58 milímetros nas últimas 12 horas desta sexta-feira (20). Segundo a Defesa Civil, as preciptações permanecem bem distribuídas e, até o momento, seis ocorrências foram registradas, entre elas: alagamento, risco de desabamento e queda de árvore.

Um alerta de chuva intensa e frente fria válido por 72 horas foi emitido pelo órgão, que avalia as situações de risco. “Estamos [...] monitorando os pontos de alagamento da cidade para que possamos diminuir os impactos causados pelas chuvas, com acionamento de todo o Comitê de Gerenciamento de crise da Prefeitura”, disse o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

O monitoramento segue redobrado, principalmente, em áreas da Zona Norte da capital, devido à preocupação com encharcamento de solo nos bairros Cidade Nova, Porto Dantas, Soledade, Industrial e bairro América. 

“As áreas de risco alto e muito alto seguem monitoradas. Fazemos visitas, principalmente, quando atinge um volume acima de 100 mm porque, em alguns casos, temos que retirar as famílias das residências, para que numa situação de risco e deslizamento de terra, essas pessoas não estejam em casa”, destaca o secretário.

A previsão de chuvas, com possibilidade de raios e rajadas de vento, continua até a manhã deste sábado (21).

value.image
Defesa Civil monitora canal da Avenida Airton Teles

Emergência

A orientação é para que os moradores em situação de risco ou emergência reportem qualquer anormalidade através do telefone 199 da Defesa Civil. Entre os eventos previstos, estão: inclinação de árvores e postes, movimentação de terra, rachaduras em edificações e outras situações provocadas pelo acúmulo da chuva.

O órgão também dispõe de um serviço de alerta por SMS, que possibilita o recebimento antecipado de ocorrência e possibilidades de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos.

Quem deseja receber essa notificação deve enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e digitar no campo da mensagem o número do CEP de sua localização de preferência ou moradia. O serviço é gratuito e permite o cadastro de mais de um CEP.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp