Caso Ilzver: após batalha judicial, professor é empossado na UFS

Por redação Portal A8SE 18/03/2023 10h37
Caso Ilzver: após batalha judicial, professor é empossado na UFS
Foto: reprodução redes sociais

Na última sexta-feira (17), Ilzver Matos tomou posse no departamento de Direito da Universidade Federal do Sergipe (UFS). Desde 2019, quando foi aprovado em um concurso para professor na UFS com base na Lei de Cotas, ele lutava para ser nomeado.

A posse aconteceu na reitoria da universidade e foi marcada por muita emoção de Ilzver, amigos e familiares que acompanharam a luta na justiça para que a instituição o nomeasse oficialmente.

Matos é candomblecista, ativista do movimento negro e dos direitos humanos. Através das redes sociais e da imprensa, o caso ganhou repercussão nacional. Durante quase quatro anos, ele travou o desafio para ocupar a vaga que conquistou através do certame. Agora, a atuação dele enquanto professor vai passar por alguns processos burocráticos que seguem o regimento da instituição.

Segundo Ilzver, esse foi um dos piores momentos em sua vida e teria sido o maior caso de racismo institucional dentro de uma universidade pública brasileira. “Em seu jogo, foi avisado pela ancestralidade que a luta não seria fácil. Seria um luta árdua, pela conquista do direito de existir com equidade dentro de nossa sociedade ainda tão racista, mas que a vitória seria certa porque ‘Exu faz o erro virar acerto’’’, detalhou Ilzver nas redes sociais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp