Carteira de Identidade: saiba como realizar a solicitação

O novo modelo possibilita a inclusão da numeração de outros documentos

Por SSP/SE 20/10/2020 14h14
Carteira de Identidade: saiba como realizar a solicitação

Desde a implantação do novo modelo de carteira de identidade em Sergipe, o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) já analisou mais de 35 mil solicitações do novo documento. Desse total, cerca de 7 mil foram aprovadas e 4.260 documentos já foram emitidos. A nova carteira de identidade possibilita a inclusão da numeração de outros documentos na própria cédula de identificação.

O atendimento inicial para a emissão da carteira de identidade é feito pelo site da Secretaria de Segurança Pública (acesse clicando aqui). Na primeira etapa, o cidadão preenche um formulário disponível, exclusivamente, no site. Já nesse momento, é feito o envio dos documentos e da foto que será utilizada no RG. É preciso que a documentação a ser enviada esteja legível e que não apresente rasuras. Além disso, a fotografia precisa seguir as orientações disponibilizadas pela instituição na página de solicitação do documento, como explica o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes.

“A não aprovação de solicitações tem a maior incidência no tocante à fotografia utilizada, que não atende aos padrões estabelecidos pelo Instituto de Identificação, que estão na página da Secretaria de Segurança Pública. Em segundo lugar, está a certidão apresentada, que não oferece condição de análise em razão de rasuras ou de não estar legível. Em terceiro, informações biográficas incompletas, em especial o contato com o cidadão, para que possamos dirimir dúvidas”, explicou.

Na segunda etapa, o cadastro é analisado e o cidadão recebe a informação do dia e do horário para o atendimento presencial. Em seguida, na terceira etapa, o cidadão comparece ao posto do Instituto de Identificação, apenas, para realizar a coleta da biometria, conforme o protocolo que será enviado por e-mail. Na quarta etapa, o IICM realiza uma pesquisa multi biométrica, produz a carteira de identidade e envia para o posto de atendimento escolhido pelo cidadão para a entrega do RG.

Dúvidas

Por meio do site da Secretaria da Segurança Pública é possível entrar em contato diretamente com a instituição e sanar dúvidas, como às referentes à emissão da nova carteira de identidade. O endereço é www.ssp.se.gov.br/Servicos/FaleConosco

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp