Capes aprova projeto da UFS voltado ao combate da Covid-19

O projeto “Ivermectina veiculada em nanoformulações: uma inovação no tratamento de pacientes com Covid-19”, coordenado pelo professor Adriano Antunes, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da saúde (CCBS) da UFS, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo a única proposta contemplada no Estado. A aprovação é referente ao Edital n°11/2020 – Fármacos e Imunologia, voltado para ação de enfrentamento do novo coronavírus e alinhado a temáticas relacionadas às endemias e epidemias típicas do país. No geral, 46 projetos foram aprovados, sendo 6 do Nordeste.
“Os objetivos principais sāo: desenvolver novas formulações contendo ivermectina para o tratamento da Covid-19, avaliando a cinética de liberação e a citotoxicidade. Além disso, avaliar através de estudos clínicos os efeitos da ivermectina sobre a evolução da manifestações clínicas e a mortalidade”, afirma professor Adriano.
A proposta aprovada, que entra em execução em agosto de 2020 e seguirá até agosto de 2023, será beneficiada com 2 bolsas de doutorado e 5 de pós-doutorado. “A UFS tem se projetado como uma das universidades federais mais importantes nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Essa será mais uma ação essencial, e envolverá alunos de doutorado e pós-doutorado com bolsas, fortalecendo os nossos programas de pós-graduação”, diz o coordenador do projeto.
Além de Adriano Antunes, participam do projeto os professores Ana Amélia Moreira, Rogéria de Souza, Divaldo Pereira e Alfredo Dias, do Departamento de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Também estão envolvidos os professores Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação, e Ricardo Scher, do Departamento de Morfologia.
Sobre o edital
O Edital nº 11/2020/Capes trata das ações induzidas do Governo Federal no Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias. Seu objetivo é “apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu”. O projeto da UFS foi aprovado na área de Fármacos e Imunologia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
5 horas, 47 minutos Justiça proíbe substituição de contratados da Fundação Hospitala de Saúde de Sergipe
-
6 horas, 23 minutos Oito ônibus climatizados passam a circular em Nossa Senhora do Socorro
-
8 horas, 35 minutos Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025