Buracos causam prejuízo e põem em risco a vida de motoristas

30/09/2015 19h11
Buracos causam prejuízo e põem em risco a vida de motoristas
A8SE

 

Ruas esburacadas aumentam risco de acidente no período de chuvas (Foto: Sérgio Ferreira)

 

Em algumas avenidas da cidade, o calçamento cedeu (Kátia Susanna)

Congestionamento, trânsito lento e ruas alagadas não são os únicos problemas enfrentados por motoristas em Aracaju. Com as fortes chuvas que vêm caindo eles também acumulam prejuízos, em função dos buracos que estão por toda parte da cidade. São crateras que se formam em ruas e avenidas e que por estarem embaixo d`água se tornam ‘armadilhas` para os condutores de carros e moto e, também, para os pedestres.

 

Na noite de ontem, Fernando Pereira Brito levou um susto quando trafegava pela Rua Antônio Barbosa de Araújo, no conjunto Mar Azul, na Atalaia. O carro que conduzia um Pálio Verde acabou sendo literalmente ‘engolido` por um buraco. O acidente aconteceu por volta das 21 horas. No momento chovia bastante na capital.
"Estava em baixa velocidade porque chovia muito. De repente sentir a parte dianteira de o carro baixar por completo. O susto foi grande. Na hora só pensei em tirar minha família do veículo, pois não sabia exatamente o que estava ocorrendo", relata o motorista.

O carro de Fernando Pereira caiu num buraco. Com o impacto, o pára-brisa quebrou e a suspensão foi totalmente danificada. "Tentei ligar o veículo, mas os esforços foram em vão", disse ele. O acidente ocorreu na noite de ontem (20) e até as primeiras horas da manhã de hoje (21) o carro permanecia na cratera.
Perigo e prejuízo

O excesso de buracos que surgiu com as chuvas está por tarde. Na Avenida Airton Teles, bairro Santos Antônio, o tráfego de veículos está prejudicado devido ao problema. Todo período de chuva o canal que corta a avenida transborda, o que agrava a situação.

Na Rodovia João Bebe Água, que liga Aracaju a São Cristóvão, o cenário é crítico. "Aqui está parecendo uma tábua de pirulitos", disse o motorista, Anderson de Jesus que, diariamente, tem que passar pelo local.

Nas oficinas mecânicas o movimento de clientes triplicou. "A maioria dos carros que cai em buracos tem algum dos componentes da suspensão empenado. O mais comum é a sapata, bandeja que faz o conjunto da suspensão, mas também ocorre de chegarem veículos com o amortecedor ou o braço de direção empenado", explica o mecânico, José Tomaz de Jesus.

A suspensão, a roda são outros elementos do carro que sofrem bastante com as vias esburacadas. Aros amassados e pneus rasgados não são conseqüências incomuns de um encontro de um motorista distraído com um buraco, enfatiza o mecânico.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: