Bonecos de Judas já estão à venda em Aracaju
Tradição de queimar Judas continua forte entre os sergipanos, aa venda dos bonecos de pano ainda não alcançou a expectativa. A perspectiva é que a procura aumente a partir dessa sexta-feira.
Sábado de Aleluia é dia de queimar o Judas. Uma tradição de muito tempo, que aqui em Sergipe ainda é mantida. Os bonecos de pano confeccionados com esta finalidade já estão à venda na rodovia Melício Machado, no Povoado Cameleiro, no Mosqueiro. Todos os anos, os bonecos são enfileiirados às margens da pista, atraiando a atenção de quem circula pela área.
Todos os anos, a dona de casa Roseli Santos, aproveita a época para ganhar um dinheiro extra. "Fabricando os bonecos, mantenho a tradição e garanto uma renda extra para a família", disse Roseli, que fabrica os bonecos de tecido há mais de 10 anos.
Sábado de Aleluia é dia de julgar, condenar e queimar o velho Judas Iscariodes, o homem que traiu Jesus Cristo e se enforcou em seguida. Este ano, os bonecos mais famosos representaram o presidente do EUA Barack Obama; presidente Lula; celebridades, jogadores de futebol e personagens nordestinos. Cada boneco custa entre R$ 10 e R$ 50, a depender do tamanho.
"Os mais procurados são os maiores. O ano passado o que mais saiu foi o de Pipita", disse a produtora de bonecos de tecido, Roseli Santos.
A venda dos bonecos, segundo Roseli, ainda está fraca. Mas, até sábado ela pretende acabar com todo o estoque. "Antigamente a queima de Judas era um dos acontecimentos mais aguardados da Semana Santa, hoje em dia a tradição se perdeu um pouco", disse a vendedora. Ela contou que as pessoas preferem os bonecos caracterizados de políticos. "Geralmente encomendam políticos e jogadores de futebol. É um prazer que as pessoas tem de queimar os traidores do povo", falou.
O professor de cultura afro-brasileira Lúcio Mendes, 42 anos, disse que a malhação do Judas é um momento de descontração para a família. "Compro e levo para o interior. É muito divertido. Esse ano encomendei o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil para queimar, é o meu protesto pelo péssimo desempenho que ele teve quando este no Ministério", disse.
Tradição
A queima do Judas é feita no Sábado de Aleluia, marcando a traição do apóstolo contra Jesus. Antes da queima, é feita leitura do testamento, para repartir a fortuna do "apóstolo". Na manifestação popular, é comum também o boneco ser seqüestrado, escondido e só aparecer na hora da malhação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
14 horas, 27 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia, 8 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 9 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal