Bonecos de Judas já estão à venda em Aracaju
Tradição de queimar Judas continua forte entre os sergipanos, aa venda dos bonecos de pano ainda não alcançou a expectativa. A perspectiva é que a procura aumente a partir dessa sexta-feira.

Sábado de Aleluia é dia de queimar o Judas. Uma tradição de muito tempo, que aqui em Sergipe ainda é mantida. Os bonecos de pano confeccionados com esta finalidade já estão à venda na rodovia Melício Machado, no Povoado Cameleiro, no Mosqueiro. Todos os anos, os bonecos são enfileiirados às margens da pista, atraiando a atenção de quem circula pela área.
Todos os anos, a dona de casa Roseli Santos, aproveita a época para ganhar um dinheiro extra. "Fabricando os bonecos, mantenho a tradição e garanto uma renda extra para a família", disse Roseli, que fabrica os bonecos de tecido há mais de 10 anos.
Sábado de Aleluia é dia de julgar, condenar e queimar o velho Judas Iscariodes, o homem que traiu Jesus Cristo e se enforcou em seguida. Este ano, os bonecos mais famosos representaram o presidente do EUA Barack Obama; presidente Lula; celebridades, jogadores de futebol e personagens nordestinos. Cada boneco custa entre R$ 10 e R$ 50, a depender do tamanho.
"Os mais procurados são os maiores. O ano passado o que mais saiu foi o de Pipita", disse a produtora de bonecos de tecido, Roseli Santos.
A venda dos bonecos, segundo Roseli, ainda está fraca. Mas, até sábado ela pretende acabar com todo o estoque. "Antigamente a queima de Judas era um dos acontecimentos mais aguardados da Semana Santa, hoje em dia a tradição se perdeu um pouco", disse a vendedora. Ela contou que as pessoas preferem os bonecos caracterizados de políticos. "Geralmente encomendam políticos e jogadores de futebol. É um prazer que as pessoas tem de queimar os traidores do povo", falou.
O professor de cultura afro-brasileira Lúcio Mendes, 42 anos, disse que a malhação do Judas é um momento de descontração para a família. "Compro e levo para o interior. É muito divertido. Esse ano encomendei o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil para queimar, é o meu protesto pelo péssimo desempenho que ele teve quando este no Ministério", disse.
Tradição
A queima do Judas é feita no Sábado de Aleluia, marcando a traição do apóstolo contra Jesus. Antes da queima, é feita leitura do testamento, para repartir a fortuna do "apóstolo". Na manifestação popular, é comum também o boneco ser seqüestrado, escondido e só aparecer na hora da malhação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
6 horas, 4 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
9 horas, 28 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
9 horas, 50 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe