Aracaju terá ato na Orla da Atalaia contra exportação de animais vivos

Mobilização nacional marcada para 14 de junho cobra o fim do transporte marítimo de bovinos vivos

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Assessoria de Imprensa 11/06/2026 12h17
Aracaju terá ato na Orla da Atalaia contra exportação de animais vivos
Imagem: Divulgação

Mais de 28 cidades brasileiras terão manifestações no próximo sábado (14) contra a exportação marítima de animais vivos. Em Sergipe, a mobilização está prevista para acontecer às 14h30, na Orla da Atalaia, em frente à Feira do Turista e à Vila do Forró, em Aracaju.

Os atos marcam o Dia Mundial de Conscientização para o Fim da Exportação Marítima de Animais Vivos e devem reunir ativistas, protetores de animais e organizações de defesa da causa em diferentes regiões do país.

Segundo os organizadores, o objetivo é chamar atenção para as condições enfrentadas pelos animais durante o transporte marítimo. Dados da consultoria Agrifatto, com base em informações da Secretaria de Comércio Exterior, apontam que o Brasil exportou cerca de 1,05 milhão de bovinos vivos em 2024.

Os animais são embarcados principalmente pelos portos de Vila do Conde (PA), Rio Grande (RS) e São Sebastião (SP). Durante as viagens, que podem durar mais de um mês, eles permanecem confinados em embarcações. Entidades de proteção animal afirmam que as condições favorecem o surgimento de doenças, além de causar estresse, ferimentos e mortes ao longo do trajeto.

Além das questões relacionadas ao bem-estar animal, os organizadores também criticam os impactos ambientais e sanitários da atividade. Entre os pontos levantados estão o aumento das emissões de gases de efeito estufa, a pressão sobre biomas brasileiros e os riscos de disseminação de doenças.

A mobilização nacional conta com o apoio de organizações como o Fórum Animal, Mercy For Animals Brasil, Instituto Nina Rosa, Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e o movimento Não Exporte Vidas.

Os atos também têm como foco pressionar o Congresso Nacional pela aprovação de projetos de lei que propõem o fim da exportação de animais vivos para abate, entre eles o PL 2627/2025, apresentado pela deputada federal Duda Salabert, e o PL 3093/2021, de autoria do senador Fabiano Contarato.

Além de Aracaju, manifestações estão previstas em capitais como São Paulo, na Avenida Paulista, e Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana, além de dezenas de outras cidades brasileiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp