Ameaçada de perder o mandato, Heloísa Helena é processada por calúnia

Além de correr o risco de perder o mandato, por quebra de decoro parlamentar, a vereadora por Maceió, Heloísa Helena (Psol), está sendo processada por calúnia, danos morais e injúria. As ações judiciais foram impetradas pela colega de parlamento, vereadora Tereza Nelma (PSB), que a acusou de praticar "legispirataria", mas não gostou de ser chamada de "ladra de prótese de criancinha" e "porca trapaceira".
As ações, segundo informou seu marido, Renato Soares, foram ajuizadas na tarde da última terça-feira, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Caso seja condenada, Heloísa Helena poderá pagar multa - cujo valor será determinado pela autoridade judiciária -, além de ter que cumprir de seis meses a dois anos de reclusão, segundo especificam os artigos 138 e 140 do Código Penal Brasileiro (CPB).
Na semana passada, o pedido de cassação do mandato de Heloísa Helena chegou à Comissão de Ética da Câmara de Maceió, após ter sido aprovado com apenas dois votos contrários à solicitação da socialista. Tereza Nelma se tornou conhecida dos maceioenses após presidir a Sociedade Pestalozzi de Maceió, entidade que cuidada da reabilitação de crianças portadoras de deficiências física e mental.
Entenda o caso
A celeuma entre as duas vereadoras teve início quando Tereza Nelma acusou Heloísa Helena de ter praticado "Legispirataria", depois que a vereadora do PSol apresentou um projeto de Lei propondo a prorrogação do mandato dos conselheiros tutelares de Maceió. Isso porque, de acordo com a legisladora do PSB, um projeto igual foi apresentado pelo prefeito de Pelotas (RS), o que a levou a deduzir que o texto foi pirateado.
Irritada, Heloísa soube das acusações - que foram feitas sem que ela estivesse em plenário - e, imediatamente, respondeu à colega. Em tom ácido, bradou da tribuna do Legislativo de Maceió que vereadora do PSB seria "ladra de prótese de criancinha" e "porca trapaceira", iniciando assim, um embate entre as duas vereadoras, que têm em comum uma trajetória de militância nos movimentos sociais.
Procurada por nossa equipe de reportagem, Heloísa Helena não atendeu aos telefonemas. Em contato com sua assessoria, fomos informados de que ela, provavelmente, estava participando de uma reunião e, por isso, não estaria atendendo às ligações telefônicas.
Fonte:Tudo na Hora
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Festejos juninos de Barra dos Coqueiros retoma tradição e contará com artistas locais e nacionais

Especial dia das mães

Direto de Brasília 09/05/25

Antônio Camilo é o mais novo imortal da academia sergipana de letras
Mais acessadas
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV
Foragido por homicídio e tentativa de homicídio é preso após se apresentar à polícia em Carira
Leão XIV será empossado como novo papa em 18 de maio
Projeto de assistência jurídica em presídios completa 30 anos de impacto social
Fumaça preta no Vaticano: cardeais ainda não escolheram novo papa
Mais notícias
-
12 horas, 42 minutos Acidente deixa cinco passageiros feridos na rodovia SE-434 em Muribeca
-
15 horas, 7 minutos Aracaju será sede do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia entre os dias 14 e 21
-
15 horas, 12 minutos Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV