Agosto dourado: mês do aleitamento materno
O mês de agosto também tem seu significado para muitas mulheres: é o mês dedicado à intensificação das ações de apoio ao aleitamento materno.
Para a médica mastologista, Dra. Jussane Oliveira, os primeiros cuidados com a mama para que as mulheres possam amentar de forma tranquila e sem tantas dificuldades devem ser ainda na gestação : “dentre os cuidados, um dos mais importantes é tomar sol direto no mamilo e aréola antes do parto e durante amamentação .O sol ajuda a cicatrizar fissuras e fortalece a pele desta região. O sol deve ser tomado antes das 10 ou após as 16 horas”.
Após o parto, a grande preocupação torna-se ajustar a pega do bebê, sendo imprescindível massagear a mama antes de iniciar a amamentação e se a mama estiver muito cheia de leite e pesada tentar esvaziar levemente para facilitar o encaixe da boca da criança na mama. “ É válido alertar que elevar a mama, para que ela não fique pendular na hora da amamentação, ajuda no fluxo do leite, pois a mama pendente demais acotovela os ductos e dificulta a saída do alimento”, ressalta Dra. Jussane.
Em meio aos mitos e verdades que cercam as mulheres sobre este assunto, amamentar traz, de fato, inúmeros benefícios não só para o filho, mas também para as mães. Essa prática diminui o risco da mulher desenvolver um câncer de mama, onde a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%, fato esse associado ao nível do hormônio estrogênio que neste período está baixo no organismo da mulher. Além disso, durante a amamentação o corpo elimina e renova células que poderiam ter lesões em seu material.
Sobre o tempo a ser dedicado a essa prática, a mastologista Dra. Jussane complementa: “ este contato entre mãe e filho deve ser estimulado até que esteja confortável e prazeroso para os dois . A mulher precisa querer ,sentir-se à vontade e não se sentir pressionada a ter que cumprir esse papel, uma vez que estudos evidenciam que por, pelo menos, 6 meses o aleitamento produz o alimento essencial para o bebê, sendo que até 1 ano a criança pode seguir o consumo do leite materno, desde que não substitua a alimentação complementar que passa a ser essencial depois do sexto mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Entrevista com o Secretário de Turismo de Aracaju (Setur), Fábio Andrade
Homem é morto a tiros na BR-235, no município de Carira
Jovem de 21 anos é preso por suspeita de feminicídio no Bairro Santa Maria
Balanço das últimas 24 horas no IML
Armas de fogo de falso cônsul da Romênia são apreendidas no Povoado Areia Branca, em Aracaju
Mais acessadas
Aeroporto de Aracaju deve registrar aumento de voos e passageiros no fim de ano
Operação prende articulador do tráfico em Sergipe
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Confira a programação da última semana da Vila do Natal Iluminado 2025
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Mais notícias
-
1 hora, 4 minutos Servidor é afastado após denúncia de assédio sexual na Prefeitura de Socorro
-
2 horas, 5 minutos Agências do Banese terão horários de funcionamento alterados durante fim de ano; confira
-
3 horas, 40 minutos Confira a programação da última semana da Vila do Natal Iluminado 2025