Lula veta prorrogação da desoneração da folha de pagamento
O presidente pode se indispor com o Congresso, empresas e trabalhadores após a decisão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto de lei que prorroga até 31 de dezembro de 2027 a vigência da política de desoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na noite desta quinta-feira (23).
Segundo avaliação de parlamentares e especialistas, a decisão de Lula pode levá-lo a se indispor com empresas, trabalhadores e com o Congresso. O veto ao projeto contraria o posicionamento de 84% dos deputados federais. Dos 513 parlamentares, 430 votaram a favor da proposta.
Entenda o que é a desoneração da folha de pagamento
Autor do projeto de lei que pede a continuidade da desoneração, o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) afirmou que o desafio do Brasil não é arrecadar mais dinheiro, e sim "gerar emprego". O parlamentar defendeu a importância do projeto e disse que sem a desoneração, são esperadas cerca de 600 mil demissões.
O veto à prorrogação da desoneração foi recomendado pelo Ministério da Fazenda por meio de notas técnicas. Pela medida, em vez de o empresário pagar 20% sobre a folha do funcionário, o tributo pode ser calculado com a aplicação de um percentual sobre a receita bruta da empresa, que varia de 1% a 4,5%, conforme o setor.
Consequências
Com o veto, a inflação no país pode oscilar. Pela análise do economista Werton Oliveira, o cálculo de empresas e centrais sindicais afirmam que, sem a continuidade da medida, a previsão é que cerca de um milhão de postos de trabalho sejam fechados e o preço final de serviços e produtos aumente.
"De fato, tanto os empregos estarão ameaçados quanto os custos das empresas vão se elevar. De uma forma ou de outra, toda a economia nacional sofrerá o impacto dessa mudança: as empresas terão que cortar custos para equilibrar as contas, podendo haver redução no número de empregados e aumento no valor dos produtos, que pressionará a inflação", avalia o economista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Estudantes que vão fazer o Enem entram na reta final de preparação

Conheça as diferenças entre os cordões de autismo

Farmácias passam por fiscalização no outubro rosa

No próximo mês começam a valer as novas regras para a antecipação do saque aniversário do FGTS

Direto de Brasília 17/10/25 - Exposição sergipano congresso
Mais acessadas
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Prêmio acumulado de R$ 48 milhões é sorteado pela Mega-Sena
Samba de Seu Zé celebra dois anos com edição especial beneficente em Aracaju
Eliminatórias do Sescanção acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
Outubro Mágico na Estácio Sergipe: Mês das Crianças com Programação Especial e Gratuita
Mais notícias
-
2 semanas, 3 dias Ricardo Marques deixa cargo de Secretário de Comunicação de Aracaju
-
1 mês Deputados sergipanos se posicionam de forma dividida na votação da PEC da Blindagem
-
1 mês, 3 semanas Suspeito de estelionato em torno de sociedade para compra e venda de veículos em Sergipe é preso em São Paulo