Eleições: Lula e Bolsonaro disputam segundo turno

O primeiro turno aconteceu neste domingo (2) em todo o país

Por Redação Portal A8SE 02/10/2022 21h26
Eleições: Lula e Bolsonaro disputam segundo turno
foto: reprodução R7

Após a contagem de votos do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições deste ano para o cargo de presidente da República.

A disputa foi acirrada, mas como nenhum dos candidatos conseguiu mais de 51% dos votos (necessário para ser eleito em primeiro turno), partem para concorrer ao próximo pleito, que acontecerá dia 30 de outubro. O candidato Lula (PT) registrou 48,43% dos votos válidos e Jair Bolsonaro alcançou 43,22%.

Em terceiro lugar ficou a senadora Simone Tebet (MDB) que recebeu 4,16% dos votos válidos, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 3,04% e Soraya Thronicke (União) com 0,51%.

Trajetória Lula

Nascido em Pernambuco, Lula, antes de ser político, foi metalúrgico e líder sindical. Ficou conhecido durante a ditadura militar, quando liderou grandes greves de operários em São Paulo e ajudou a fundar o PT, em 1980, e ao eleger-se deputado federal pelo estado paulista.

O petista foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou a carreira política. Durante governos anteriores de Lula foram fundados programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas por possibilitarem a saída do país do mapa da fome.

O ex-presidente ficou 580 dias preso na sede da Polícia Federal de Curitiba após ser condenado pelas investigações da Operação Lava Jato, no entanto, em 2021, recuperou os direitos políticos após o STF anular as acusações por considerar que os processos não poderiam ter sido julgados na 13.ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, já que não tinham relação com o escândalo de corrupção da Petrobrás. Neste ano, Lula lançou a candidatura.

Trajetória Bolsonaro

Jair Messias Bolsonaro é um militar reformado e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018.

Começou a carreira militar no município fluminense de Resende. Em seguida, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador como membro do Partido Democrata Cristão (PDC) em 1988.

Em 1990, Bolsonaro foi eleito para a câmara baixa do Congresso Nacional, cargo para o qual foi reeleito seis vezes. Ao todo, foram 27 anos de mandatos como congressista.

Bolsonaro foi anunciado como pré-candidato à presidência em março de 2016 pelo Partido Social Cristão (PSC), no entanto, a campanha presidencial foi lançada pelo PSL em agosto de 2018.

Entenda a contagem de votos:

O sistema majoritário é utilizado para a contagem de votos para eleger presidente e senadores. São eleitos os candidatos que tiverem a maioria do número dos votos válidos. O presidente é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil, de acordo com o sistema presidencialista adotado pelo país, e o mandato do presidente dura quatro anos, com direito a uma disputa pela reeleição consecutiva.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp