Polícia Federal solicita adiamento para concluir inquérito da morte de Genivaldo Santos
A vítima morreu asfixiado com gás lacrimogêneo após ser trancado no porta-malas de uma viatura da PRF. Vídeos flagraram toda a abordagem.
Nesta terça-feira (21), a Polícia Federal solicitou ao Ministério Público Federal a prorrogação do prazo para concluir o inquérito da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal na BR-101, em Umbaúba (SE), no dia 25 de maio. O adiamento é de 30 dias.
A corporação está aguardando a apresentação de laudos periciais requisitados ao Instituto Médico Legal e à Diretoria Técnico-Científica da PF, que são "indispensáveis para a finalização da investigação".
Genivaldo foi abordado por conduzir uma moto sem uso de capacete. Apesar de imobilizado, vídeos mostram ele sendo trancado no porta-malas de uma viatura da PRF e obrigado a inalar gás lacrimogêneo. A causa da morte, emitida pelo IML, apontou asfixia e insuficiência respiratória aguda.
Três agentes envolvidos na ação foram identificados e afastados das funções. Eles também prestaram depoimento à PF, além de outros dois agentes que assinaram o boletim de ocorrência, mas não participaram da abordagem. Em nota, o PRF havia afirmado que não compactua com as medidas adotadas pelos policiais.
Pedido de prisão
A Justiça Federal em Sergipe negou o pedido de prisão dos três policiais rodoviários federal. A solicitação foi feita pela defesa da família da vítima, que alegou suspeita de fraude processual.
A decisão considera que pedido de prisão preventiva dos agentes só deve ser solicitado pela autoridade policial e Ministério Público Federal (MPF).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Decoração natalina em táxi lotação da Barra dos Coqueiros chama a atenção por onde passa
Direto de Brasília 16/12/2025 - Pec da segurança e projeto antifacção criminosa
A homenageada pelo Diploma do Mérito Educacional é a professora e ex-deputada estadual Ana Lúcia
Senador Rogério Carvalho garante que PT terá palanque para fazer campanha em 2026
MPF reúne representantes de ongs e pessoas que lutam pela causa animal
Mais acessadas
Sergipe divulga lista de habilitados e inabilitados do edital de seleção de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana
Caixa paga parcela de dezembro para beneficiários com NIS final 5; saiba mais
Memorial de Sergipe sedia exposição “Nanquim”, dos artistas Jorge Luiz Barros e Fábio Sampaio
Cine de Rua Infantil de Sergipe chega à 3° edição e desembarca pela primeira vez em Laranjeiras
Saulo Fernandes traz o clima do verão para Aracaju com a festa “Saulo, Som, Sol”
Mais notícias
-
15 horas, 13 minutos Dois homens são presos com armas e drogas no Bairro José Conrado de Araújo
-
15 horas, 47 minutos Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista no Bairro América, em Aracaju; VÍDEO
-
17 horas, 38 minutos PRF recupera caminhonete com restrição de roubo em área rural de Frei Paulo