Mais de 700 prisões por crimes em razão de gênero, idade, racismo e crença religiosa são registrados no estado
Mais de 2,2 mil medidas protetivas em favor das vítimas foram solicitadas
Em 2024, mais de 700 prisões por crimes em razão de gênero, idade, racismo e crença religiosa foram registrados em Sergipe no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).
Ainda no decorrer de todo o ano passado, o DAGV também solicitou a concessão de mais de 2,2 mil medidas protetivas. Os dados foram mapeados pela Polícia Civil e divulgados nesta terça-feira (14).
Quando o recorte é apenas a atuação plantonista 24h do DAGV, foram registrados 4.119 boletins de ocorrência. Também durante todo o ano de 2024, foram solicitadas 1.669 medidas protetivas e decisões cautelares em favor das vítimas.
Apenas durante o funcionamento plantonista do DAGV, foram registradas 593 prisões em flagrante e 34 mandados de prisão foram cumpridos pelas forças de segurança pública.
Violência contra a mulher
Na Delegacia de Atendimento à Mulher de Aracaju (Deam), os dados do DAGV mostram que ocorreram 34 prisões em flagrante e nove mandados de prisão foram cumpridos durante o ano de 2024.
A Deam iniciou investigações a partir de 3.007 boletins de ocorrência. Ainda no ano passado, foram instaurados pela Deam 1.708 inquéritos. Em 2024, 1.563 inquéritos foram remetidos à Justiça. A Deam também solicitou 373 medidas protetivas e cautelares no período.
Crianças e adolescentes
Já no que se refere à atuação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), foram feitas três prisões em flagrante e 16 mandados de prisão foram cumpridos durante todo o ano passado.
Ainda em 2024, a Deacav instaurou 340 inquéritos. Ao todo, 380 inquéritos foram concluídos - incluindo procedimentos que já estavam em andamento - foram concluídos e remetidos à Justiça. Na unidade policial, foram registrados 1.137 boletins de ocorrência no período. Em 2024, a Deacav solicitou 64 medidas protetivas.
Orientação sexual, racismo, intolerância religiosa
Em relação à Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri), o DAGV registrou duas prisões em flagrante e dois mandados de prisão foram cumpridos pela unidade durante 2024.
Ainda no ano passado, a Dachri registrou 237 boletins de ocorrência e instaurou 124 inquéritos policiais. Em 2024, a delegacia concluiu e remeteu à Justiça o total de 115 inquéritos policiais. No ano passado, a Dachri também solicitou 16 medidas protetivas e decisões cautelares em favor de vítimas.
Pessoa idosa
Na Delegacia de Atendimento ao Idoso e Pessoas com Deficiência (DEAIPD), foram registradas oito prisões em flagrante e quatro mandados de prisão foram cumpridos durante todo o ano de 2024.
Também no ano passado, DEAIPD registrou 1.142 boletins de ocorrência. Já no que se refere aos procedimentos de investigação, foram instaurados 223 inquéritos policiais em 2024. A unidade também concluiu 178 inquéritos que já foram remetidos à Justiça. Ainda em 2024, 116 medidas protetivas foram solicitadas.
Como denunciar
A Polícia Civil solicita que as vítimas compareçam a uma unidade do DAGV para o registro do boletim de ocorrência. As denúncias também podem ser feitas pela Delegacia Virtual da Mulher.
Tanto a vítima, quanto toda a sociedade também pode fornecer informações e denúncias sobre crimes em razão de gênero, cor, idade, crença e orientação sexual por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido. Em Aracaju, o DAGV fica na rua Itabaiana, 258, bairro São José.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsAppMais vídeos
Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua
Tradicional guerra das cabacinhas fecha os festejos em homenagem aos santos Reis e são Benedito
Tribunal de contas implementa medidas para ter um controle mais eficaz da gestão pública
Alerta de chuva é mantido com possibilidade de ventos fortes
Número de exportações em Sergipe registrou aumento significativo 2024
Mais acessadas
Mais de 700 prisões por crimes em razão de gênero, idade, racismo e crença religiosa são registrados no estado
FestCine Itabaiana 2025: Inscrições abertas para a 4ª edição do Festival Internacional
SMTT adota medidas de segurança em torno da obra do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves
Operação desarticula ponto de venda de drogas e apreende fauna silvestre ilegal
Lula sanciona lei que restringe uso de celulares em escolas de todo o Brasil
Mais notícias
-
1 hora, 3 minutos Operação desarticula ponto de venda de drogas e apreende fauna silvestre ilegal
-
15 horas, 36 minutos Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após problema mecânico em veículo na BR-101
-
17 horas, 7 minutos Homem foragido da Bahia é preso em Sergipe após investigações da Polícia Civil