Vaticano diz que quadro de infecção polimicrobiana do Papa Francisco é 'Complexo"

Segundo a Santa Sé, o pontífice não tem previsão de alta

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 17/02/2025 15h13
Vaticano diz que quadro de infecção polimicrobiana do Papa Francisco é 'Complexo"
Giuseppe Lami/EFE

Foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Vaticano, um boletim informando que o papa Francisco foi diagnosticado com um quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias.

Segundo o comunicado, a situação clínica do pontífice de 88 anos é "complexa". O tratamento foi alterado após o diagnóstico e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário.

O Santo Padre foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na manhã da última sexta-feira (14). Este é o quarto dia de internação do papa que sofre com a infecção no trato respiratório desde o início do mês.

De acordo com os médicos, o que ele tem é uma evolução do quadro de bronquite anunciado anteriormente e que é "potencialmente grave", principalmente pela idade.

Entenda a doença

A infecção polimicrobiana é uma doença causada por uma combinação de vírus, bactérias, fungos e parasitas. Segundo artigo publicado na revista científica The Lancet, nesse tipo de infecção, a presença de um microrganismo gera um nicho para a infestação de outros microrganismos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp