Preço do gás boliviano vendido ao Brasil deve cair 20%
O ajuste trimestral do preço do gás boliviano vendido ao Brasil vai refletir em janeiro a queda da cotação do petróleo, disse o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, João Souto.
O ajuste, feito de três em três meses, segue uma fórmula que inclui uma cesta de preços do petróleo.
"Vai depender também do câmbio, mas a expectativa do governo é de que fique em torno de 20 por cento (a queda de preço)", afirmou Souto à Reuters.
O contrato de importação de gás da Bolívia foi assinado pelo Brasil em 1999 e tem duração de 20 anos. O acordo já foi objeto de conflito entre os dois países, o que fez a Petrobras desenvolver um plano para aumentar a produção de gás no Brasil para reduzir a dependência da Bolívia.
Souto destacou que a queda do preço do petróleo, cuja cotação hoje gira em torno dos 40-50 dólares depois de ter atingido o pico de 147 dólares em meados de 2008, só agora chega ao gás.
"Pela primeira vez em muito tempo a fórmula vai para baixo, porque o petróleo só vinha subindo", explicou o secretário, ressaltando que apesar de o preço ter despencado há meses, o impacto custa a chegar ao consumidor.
"O benefício não é instantâneo, demora para chegar ao consumidor", disse o executivo.
Fonte: Reuters
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
13º anima trabalhador e movimenta comércio de fim de ano
Direto de Brasília 21/11/25 - Entrevista com jurista sobre o projeto antifacção
Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em educação de Sergipe reúne lideranças sindicais
Transporte público; iniciativa que facilita e reduz gastos de passageiros na região metropolitana
Jovem de 18 anos é assassinado no bairro Divineia em São Cristóvão
Mais acessadas
Defesa de Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária ao STF
INSS passa a exigir biometria para novos benefícios a partir de 21 de novembro
Cursos de Direito e Psicologia do campus de Itabaiana iniciarão em 2027
Estudantes realizam provas de matemática e ciências da natureza neste domingo (16)
UFS cria pró-reitoria de equidade racial e ações afirmativas
Mais notícias
-
2 semanas, 2 dias Documento do Vaticano redefine títulos marianos e veta o uso de “Corredentora”
-
1 mês, 2 semanas Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
1 mês, 2 semanas Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico