Preço do gás boliviano vendido ao Brasil deve cair 20%
O ajuste trimestral do preço do gás boliviano vendido ao Brasil vai refletir em janeiro a queda da cotação do petróleo, disse o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, João Souto.
O ajuste, feito de três em três meses, segue uma fórmula que inclui uma cesta de preços do petróleo.
"Vai depender também do câmbio, mas a expectativa do governo é de que fique em torno de 20 por cento (a queda de preço)", afirmou Souto à Reuters.
O contrato de importação de gás da Bolívia foi assinado pelo Brasil em 1999 e tem duração de 20 anos. O acordo já foi objeto de conflito entre os dois países, o que fez a Petrobras desenvolver um plano para aumentar a produção de gás no Brasil para reduzir a dependência da Bolívia.
Souto destacou que a queda do preço do petróleo, cuja cotação hoje gira em torno dos 40-50 dólares depois de ter atingido o pico de 147 dólares em meados de 2008, só agora chega ao gás.
"Pela primeira vez em muito tempo a fórmula vai para baixo, porque o petróleo só vinha subindo", explicou o secretário, ressaltando que apesar de o preço ter despencado há meses, o impacto custa a chegar ao consumidor.
"O benefício não é instantâneo, demora para chegar ao consumidor", disse o executivo.
Fonte: Reuters
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Aberta a exposição com obras produzidas com inspiração em fotografias antigas de São Cristóvão
Hemose está com nível crítico em seu estoque de sangue
Portadores de fibromialgia agora são considerados pessoas com deficiência em todo Brasil
Missa do centenário do ex-Deputado Francisco Passos marca a noite de ontem em Aracaju