Morre aos 86 anos, Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru
Além da luta contra o câncer, Alberto Fujimori sofria de problemas cardíacos e hipertensão
O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori morreu aos 86 anos, em sua casa na cidade de Lima, onde se recuperava de um câncer de língua. O anúncio foi feito por meio das redes sociais de sua filha, Keiko, na noite desta quarta-feira (11).
Fujimori foi presidente do Peru entre 1990 e 2000 e era uma figura controversa no país. Mesmo tendo conquistado grandes avanços econômicos, seu mandato ficou marcado por condenações, violação de direitos humanos e corrupção.
Além dos casos envolvendo direitos humanos, Fujimori também foi condenado por um escândalo de corrupção em seu governo, envolvendo espionagem, suborno e compras ilegais. Na época, com a repercussão do caso, Fujimori fugiu para o Japão, onde renunciou seu cargo via fax.
Fujimori também foi julgado pelo assassinato de 25 peruanos e embora não tenha sido constatado que ordenou todos os casos, ele foi considerado responsável pelos crimes cometidos durante o mandato, recebendo uma sentença de 25 anos.
Em 2024, Fujimori descobriu um câncer na língua e quebrou a bacia. Ele também já teve câncer no pulmão, revelado em 2018, e tinha problemas cardíacos e hipertensão.
Antes de morrer, ele estava recebendo tratamento na casa da filha, Kiko, no bairro de San Borja, em Lima, onde foi morar após sair da cadeia. Diversos familiares do ex-presidente foram visitar o local nesta quarta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp