Cientistas descobrem gene capaz de reverter surdez em idosos
Pesquisa busca identificar meios para produzir novas células ciliadas do ouvido.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, fez uma descoberta histórica que abre caminhos para a reversão da surdez associada ao envelhecimento.
Em um artigo publicado na revista científica Nature nesta quarta-feira (4), a equipe do professor Jaime Garcia-Anoveros descreve a pesquisa para achar um gene capaz de produzir células ciliadas do ouvido interno ou externo.
A perda auditiva em idosos pode ser causada pela própria idade, por exposição a ruídos ou uso de certos medicamentos, tornado-se irreversível. Isso acontece porque as células ciliadas externas morrem e não há como reconstrui-las. A descoberta desse chamado "gene mestre" supera um obstáculo que havia para restaurar a audição em casos de surdez irreversível.
No momento, a pesquisa está em fase experimental, mas os resultados são promissores, segundo o professor Jaime Garcia-Anoveros. "Agora podemos descobrir como fazer células ciliadas especificamente internas ou externas e identificar por que as últimas são mais propensas a morrer e causar surdez", disse.
Um estudo conduzido pelo Instituto Locomotiva e pela Semana de Acessibilidade Surda em 2019 revela que o Brasil tinha 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva naquela época, sendo 57% com mais de 60 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Catedral Metropolitana de Aracaju completa hoje 150 anos de história
Transporte intermunicipal terá frota ampliada no natal
PRF inicia na meia-noite desta terça-feira a operação 'Rodovida Natal' nas rodovias federais
TV Atalaia foi umas das homenageadas pela FEAC pelos bons serviços prestados ao povo sergipano
Viaduto que interliga avenidas importantes da capital passará por uma obra de revitalização
Mais acessadas
PRF apreende celulares e cosméticos importados sem nota fiscal em Umbaúba
Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda
Décima parcela do Programa Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira (22)
Lista final de habilitados no edital de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana é divulgada
Pis/Pasep: mais de 141 mil ainda não sacaram o Abono Salarial 2025; veja prazo final
Mais notícias
-
1 semana, 2 dias Peter Greene, ator de 'Pulp Fiction' e 'O Máscara' é encontrado morto em Nova York
-
3 semanas, 4 dias Vaticano reforça monogamia e critica poligamia e poliamor em nova nota doutrinária
-
1 mês, 2 semanas Documento do Vaticano redefine títulos marianos e veta o uso de “Corredentora”