Brasil faz história e conquista primeira medalha de ouro em Olimpíada de Inverno
O esquiador venceu a prova do slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina
A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno — e já foi de ouro. O esquiador venceu a prova do slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina.
A disputa do slalom gigante é realizada em duas descidas por um percurso marcado por mastros fincados na neve, chamados de “portas”, posicionados a cerca de 25 metros de distância entre si. Os atletas precisam passar por todas elas, e vence quem somar o menor tempo nas duas etapas.
Nascido em Oslo, na Noruega, filho de mãe brasileira, Lucas completou a prova com o tempo total de 2min25s. Ele terminou 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, que ficou com a prata. O bronze também foi para a Suíça, com Loic Meillard.
Lucas garantiu a liderança já na primeira descida, ao registrar 1min13s92. Na segunda, fez o 11º melhor tempo, com 1min11s08, mas a marca foi suficiente para manter a vantagem e confirmar o ouro inédito para o Brasil.
Brasil nos Jogos
O ouro deste sábado pode ter sido somente a primeira medalha do Brasil em Milão-Cortina.
Na segunda-feira (16), a partir das 6h (horário de Brasília) será a vez do slalom, prova semelhante à versão "gigante", com a diferença que a distância entre os mastros é menor (cerca de 13 metros).
Além de Lucas e Giovanni, o Brasil será representado pelo carioca Chrisitan Soevik, outro que é filho de pai norueguês e mãe brasileira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
DNIT informou avanço das obras de duplicação na BR-101
Denúncias de perturbação de sossego aumentam durante o Carnaval
Corpo de Bombeiros recebeu uma nova sede para terceiro grupamento em Itabaiana
Confira os destaques policiais desta sexta-feira (13)