Após gafe, Berlusconi é acusado de minimizar o estupro
Questionado sobre medidas para conter violência sexual na cidade de Sardinia, Berlusconi disse que estupros vão continuar a acontecer enquanto não houver "tantos soldados quanto meninas bonitas na cidade".
Conhecido por suas gafes, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, foi criticado novamente por um comentário que minimizou a gravidade do estupro. Questionado sobre a possibilidade de enviar tropas para conter a onda de violência sexual na cidade de Sardinia, Berlusconi afirmou que os estupros vão continuar a acontecer enquanto não houver "tantos soldados quanto meninas bonitas na cidade".
O anúncio de aumentar consideravelmente o número de soldados nas ruas foi feito por Berlusconi no domingo, que prometeu mobilizar o Exército para combater os crimes nas cidades, após o surto de estupros em Roma. "Não poderíamos recrutar uma força grande o suficiente para evitar este risco. Teríamos de ter tantos soldados quanto meninas bonitas. Não acho que conseguiríamos", disse a repórteres. O premiê foi, novamente, alvo de duras críticas da oposição, que condenou que sua afirmação em Sardinia "ignora a seriedade da violência sexual".
Mais tarde, Berlusconi afirmou que seu comentário foi um "elogio". "As mulheres devem ser defendidas", disse. "A violência sexual é um trauma que permanece para a vida toda". No ano passado, o premiê foi criticado por dizer ao presidente russo, Dmitri Medvedev, que o atual presidente americano, Barack Obama, era jovem, bonito e bronzeado.
Os críticos disseram que o bilionário de 72 anos (cuja mania de flertar com as mulheres em público lhe rendeu reprimendas públicas da esposa) está sendo insolente em relação a uma questão muito séria. "Berlusconi tem de parar de dizer coisas ofensivas sobre as mulheres", disse a ministra da Igualdade Vittoria Franco. "Basicamente, o que ele está dizendo é que as mulheres que saem de casa correm o risco de ser estupradas ou atacadas porque não é possível deixar o país seguro", afirmou. Alessandra Mussolini, política de direita que faz campanha contra as decisões judiciais injustas para as vítimas de estupro, disse: "O fato é que precisamos de muitos soldados porque há muitos homens agindo de forma feia".
Policiamento
O ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou que a proposta defendida por Berlusconi, de colocar 30 mil militares para cuidar da segurança junto com os policiais é apenas uma "hipótese", pois "não é fácil" encontrar tantos soldados disponíveis. La Russa disse acreditar que "os militares, trabalhando com as forças policiais, seguramente serviriam para combater a criminalidade", mas, "no momento, as Forças Armadas italianas não dispõem de um número tão alto de militares".
"Não é que os militares não façam nada: mais de oito mil deles estão trabalhando em ações no exterior, outra parte está em várias operações, como as chamadas `Ruas Seguras` e `Cidades Limpas`, e outros estão combatendo o crime organizado", explicou o ministro em um programa de TV local. "Eu disse que estudaríamos a proposta feita pelo premiê e poderíamos até associar os militares a outros órgãos do Estado, junto à polícia municipal ou provincial", sugeriu La Russa, ressaltando que desse modo pode-se pensar em uma "segurança sempre presente".
Segundo La Russa, atualmente há três mil militares empenhados na segurança das cidades metropolitanas, dos quais dois mil fazem a vigilância de objetos sensíveis e mil trabalham em patrulhas mistas com as forças de ordem.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O ano de 2026 começa com muitas perspectivas; muitas delas no mercado de trabalho
Em 2025, foram quase 900 animais recolhidos para o centro de apreensões da Emsurb -
Associação Desportiva Confiança está em processo de escolha dos seus representantes da SAF do clube
Sergipe fecha 2025 com mercado de trabalho aquecido, com recorde de geração de empregos formais
Especialistas defendem principalmente o planejamento e a negociação para evitar o endividamento
Mais acessadas
Adesão ao Refis de ICMS termina nesta terça-feira (30)
Bolsonaro recebe alta hospitalar após cirurgia e volta a cumprir pena na PF
Veículo pega fogo na SE-065 em São Cristóvão e mobiliza Corpo de Bombeiros
EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
Rede municipal de Aracaju inicia transferência interna em janeiro; saiba como
Mais notícias
-
15 horas, 4 minutos EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
-
1 dia, 20 horas Trump dispara contra a Venezuela e declara que Maduro foi capturado
-
3 dias, 21 horas China impõe cotas e tarifa extra à carne bovina importada e impacta exportações do Brasil