Rebeca Andrade é prata no salto e iguala Torben e Scheidt com cinco medalhas olímpicas
Além da prata deste sábado, Rebeca foi vice-campeã olímpica do individual geral e bronze por equipes em Paris 2024
A cada final, uma medalha. E a cada nova conquista, um degrau a mais no hall dos maiores nomes da história do esporte olímpico brasileiro. Neste sábado, na Arena Bercy, Rebeca Andrade voou para ser vice-campeã olímpica do salto, atrás apenas do fenômeno americano Simone Biles. Um resultado que a eleva ao seletíssimo grupo de lendas do país com cinco medalhas nos Jogos Olímpicos, ao lado dos velejadores Robert Scheidt (dois ouros, duas pratas e um bronze) e Torben Grael (dois ouros, uma prata e dois bronzes).
Além da prata deste sábado, Rebeca foi vice-campeã olímpica do individual geral e bronze por equipes em Paris 2024. Em Tóquio 2020, ela foi campeã do salto e vice do individual geral. Vale lembrar que ela ainda disputa outras duas finais na segunda-feira (5) e pode ultrapassá-los: trave e solo.
Rebeca entrou na Arena Bercy como então campeã olímpica do salto, uma das provas nas quais Biles não competiu no Japão por questões de saúde mental. A expectativa, no entanto, estava muito mais nos ombros da americana, que nas classificatórias, na final por equipes e do individual geral executou o Biles II, de dificuldade 6.4.
Na final do aparelho, as oito finalistas saltam duas vezes, e a nota final é a média das apresentações. Biles cumpriu seu papel e, com o Biles II e um Cheng, obteve média de 15.300, que lhe rendeu o ouro da prova. O bronze ficou com outra americana, Jade Carey.
Apesar das perguntas insistentes sobre a possível execução de um Triplo Twist Yurchenko, que poderia ser batizado de Andrade, Rebeca indicou em todas as entrevistas que deveria adotar uma estratégia mais conservadora. E assim o fez. Apostou na qualidade de sua execução em saltos nos quais tivera sucesso anteriormente.
A brasileira, sexta na ordem de apresentação, escolheu um Cheng, sua principal bola de segurança e de dificuldade para 5.6 abrir a série, e um Amanar (que fez no treino de pódio mas não executava desde Tóquio em competições oficiais e de dificuldade 5.4) para fechar.
No Cheng, a ginasta faz uma entrada de rodante (popularmente conhecido como estrela), uma meia volta até se impulsionar na mesa de frente e executar uma pirueta e meia na segunda fase do voo, até aterrissar no colchão. Rebeca recebeu 9.500 de execução, alcançando 15.100 no primeiro salto.
No Amanar, a ginasta faz uma entrada de rodante e chega na mesa de costas, seguindo com duas piruetas e meia no voo até finalizar de frente para o aparelho. Rebeca novamente foi espetacular. Recebeu 9.433 de execução, chegando a 14.833 no salto e 14.966 de média entre os dois. Seria a segunda melhor marca da noite, um novo brilho prateado para alçar a paulista ainda mais alto entre os gigantes da ginástica artística e do esporte olímpico brasileiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Confira os destaques do quadro ‘Direto de Brasília’ nesta segunda-feira (6)
Empresas de energia elétrica têm até junho para mudar o sistema de identificação residencial
Receita Federal muda sistema de armazenamento de dados e tem pegado muita gente de surpresa
Diversos sinistros de trânsito foram registrados nas rodovias estaduais
Operação Semana Santa registra redução de sinistros graves nas rodovias federais de Sergipe
Mais acessadas
Operação Mastigia mira tráfico interestadual e prende suspeito em Sergipe
Concerto ‘Sopros da Tradição’ abre Série Cajueiros 2026 na quinta-feira (9)
Inscrições para a Feira de Inovação Tecnológica seguem até sexta (10)
Cobra é encontrada em casa e resgatada por bombeiros em Riachão do Dantas
Sergipe lança chamamento público para o Ciclo Junino 2026
Mais notícias
-
3 dias, 22 horas Fifa altera horário da 2ª partida do Brasil na Copa do Mundo
-
5 dias, 21 horas Maratona de Aracaju 2026 ultrapassa 5 mil inscritos e prepara novidades para edição recorde
-
1 semana Corrida Cidade de Aracaju: primeiros colocados dos 24 km celebram conquista e relembram superação