Ocupe a Praça homenageia a sergipanidade

'Sergipe é país do forró', como a clássica canção aponta, mas também do toré e do rock, por isso a celebração da sergipanidade precisa refletir essa configuração plural. Assim, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), preparou para a edição de outubro do projeto Ocupe a Praça, que será realizado na próxima quarta-feira, 30, na Praça General Valadão, de forma a contemplar a diversidade e a riqueza da cultura produzida nas terras do Cacique Serigy, misturando o tradicional com o contemporâneo e mostrando que a arte produzida aqui reflete talento e dedicação.

A comemoração da sergipanidade ocorre um pouco antes da quarta-feira, por conta do pré-lançamento do resultado da última oficina de audiovisual disponibilizada pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira: trata-se do curta “Epigres”, produzido pelos alunos sob a supervisão do cineasta premiado com três kikitos Anderson Craveiro, já no sábado, 26, às 9h, nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) dos bairros Olaria e 17 de Março.
Na quarta-feira (30), para abrir o evento, como é tradição, às 18h30min, será realizada mais uma rodada de debates no Liquidifica Diálogos, sob o tema “Sergipanidades”, com a participação do professor da Universidade Federal de Sergipe Denio Azevedo, que apresentará sua visão sobre as identidades culturais sergipanas; Karine Xokó, que representará sua tribo e contribuirá sob a ênfase da resistência da cultura dos povos originários; e a única marcadora de quadrilha em Sergipe, Evilânia, vencedora de diversos títulos à frente da “Balança mas não cai”, de Itabaiana.
Para finalizar a noite, uma apresentação musical que promete ser uma das mais marcantes até agora. Procurando refletir a inventividade do que é produzido atualmente e de forma simultânea homenagear aqueles que criaram as bases sob as quais desenvolveram-se a musicalidade característica do estado, um super grupo composto por Chiko Queiroga e Antônio Rogério, Lucas Campelo, Bob Lelis e banda Donali performarão releituras de clássicos musicais sergipanos, apresentarão projetos contemporâneos e lançarão uma canção manifesto, uma mistura de ambos os mundos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tecnologia como auxílio à prevenção e solução de crimes na cidade

FICCO desarticula um esquema de tráfico de drogas no município de Itabaiana no agreste do estado

Moradores da Barra dos Coqueiros reclamam de atraso na obra da nova orla do município

Confira os destaques policiais nesta quarta-feira 10/09

Confira os destaques da Rádio Nova Brasil nesta quarta-feira 10/09
Mais acessadas
Cinema em Zona de Choque: Manifesto com mais de 1.800 artistas se compromete a boicotar instituições israelenses
Leandro Cavichioli aposta no arrocha para conquistar o Brasil
Nordeste se consolida como novo polo tecnológico e Aracaju fortalece seu papel no ecossistema de inovação
Suspeito de estupro de vulnerável no Paraná é preso em Carira
Isadora Pompeu promete emocionar público no “Riachuelo Fé” neste sábado (13)
Mais notícias
-
2 horas, 31 minutos Cinema em Zona de Choque: Manifesto com mais de 1.800 artistas se compromete a boicotar instituições israelenses
-
2 semanas, 6 dias Calcinha Preta gravará DVD de 30 anos em Belém do Pará
-
1 mês, 1 semana "Expressões Artísticas" reúne obras de artistas contemporâneos do Nordeste