Nova onda dos Finger Foods

Comendo com os dedos e com os olhos

30/09/2015 21h51
Nova onda dos Finger Foods

O estilo é marcado por petiscos arranjados em palitos ou colherzinhas. Finger Food é aliada a uma fusão das culinárias latina, clássica e asiática, com elementos típicos da comida de boteco.

A culinária diminuta!

 

value.image

 Pequena entrada, que já era famosa nas festas do século XVIII na França, o canapé ganhou um termo novo nas cenas da gastronomia atual chamada agora de Finger Food. Diz à lenda, que a expressão foi criada pela atriz Joan Collins, quando começou a pedir por aperitivos pequenos para comê-los com as mãos, para não borrar seu batom.

 

value.image

Comida que despensa talheres e que sugere segurá-los com os dedos, hoje em dia esse nicho gastronômico está presente em diversos eventos comemorativos e cada vez mais ganha público nas empresas, festas e recepções. Os produtos e apresentações são diversos para a criação do petisco, desde a clássica base de pão até palitos, copinhos, colheres e por aí vai... É um tipo de gastronomia em miniatura. É prático e normalmente nas recepções é degustado em pé 

 

Torradas de ciabata com cream cheese, geléia picante de frutas da estação com bacon, azeitona preta, manjericã e azeite.

 

 

Sashimis de ceviche de salmão sobre barcas crocantes, com salsa de kiwi e camarão seco defumado.

 

value.image

 

Como sobremesa, quenelles de sorvete de creme em barcas crocantes, cobertas de doce de maçã com canela e crocante de caramelo aerado.

 

Descobrimos que o canapé, segundo Alan Davidson, em The Oxford Companion to Food – é uma palavra francesa que significa sofá ou assentamento, tornando um termo culinário no final do século XVIII, quando foi utilizada para designar produções onde uma fina camada de pão torrado (ou frito), servia como base para diversos tipos de cobertura.

 

Por volta de 1890, o termo dessa gastronomia começou a ser usado em inglês também. Atualmente a expressão “canapé” não é mais usada na França – sendo substituída por outras como: “ amuse gueulle” ou “ savouries” em inglês. Em algumas bibliografias foram encontrados, também outros nomes para essa delícia muito consumida no Brasil, Estados Unidos e Europa como: “appetizers” ou” hours d’oeuvres.

 

 

 

 

 

 

Essa prática consiste na necessidade atual dos brasileiros, cada vez mais dinâmicos e com eventos gastronômicos que exigem cada vez mais praticidade com charme e modernidade.
Segue a dica:

Personal Chef e Finger Foods
[email protected]

 9947-4140

 

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: