2ª edição do Festival Mangaio Negro acontecerá nos dias 23 e 24 no Museu da Gente Sergipana
O evento contará com a feira de economia criativa para afroempreendedores e programação cultural livre para crianças e adultos

Com o intuito de enaltecer a cultura e fomentar o afroempreendedorismo sergipano, a 2ª edição do Festival Mangaio Negro acontecerá no Museu da Gente Sergipana nos dias 23 e 24 de outubro, a partir das 15h.
O evento contará com a feira de economia criativa para afronegócios, assim como apresentações de dança, música e teatro com programação cultural livre para crianças e adultos.
O Festival reunirá 22 expositores voltados para moda, gastronomia, artesanato, artes visuais, literatura, decoração e variedades durante os dois dias de atividade, disponibilizando o Espaço Kids para maior conforto das famílias.
A exibição do espetáculo Sankofa apresentado pelo grupo Hecta, assim como os shows do grupo Baião de 3 + Uma e do cantor Luno Torres acontecerão na quinta-feira do dia 23. Já no dia 24, haverá Contação de Histórias e Oficina de Boneca para o público infantil pela pedagoga Jolúzia Vieira, assim como performance e oficina de Dança Afro com a coreógrafa Michele Pereira e o dançarino Nego Inha.
Ainda na sexta-feira do dia 24, o público poderá curtir o set do projeto Black to Black: Ritmos de Resistência do DJ Beléu, o som contagiante do Descidão dos Quilombolas, a apresentação da Roda de Capoeira Angola com o Grupo Lineart e o show da cantora Lari Lima.
Outro destaque da edição é a exposição do artista Eddye Matheus Ramos: Dialogando com Arthur Bispo disponível para exibição dos dias 21 a 26 de outubro no Foyer do Museu da Gente Sergipana.
Sobre o Festival Mangaio Negro
O Festival Mangaio Negro surge a partir de edições Feiras do Mangaio que tiveram início no ano de 2017, ambos idealizados pela empresária Tatiane Costa. De acordo com a realizadora, a procura de afroempreendedores foi decisiva para a criação dos eventos.
“Eu tinha uma grande procura de afroempreendedores e criei a feira do Mangaio Negro, voltada especificamente para afronegócios e o Festival foi uma forma de alcançar mais pessoas. A ideia [do Festival] surgiu da necessidade de espaços com foco em cultura afro-brasileira. Um local de encontro, partilha e afeto entre os nossos. Uma forma de celebração das nossas potencialidades!”, diz Tatiane.
A proposta do evento é mostrar a diversidade dos artistas e empreendedores sergipanos e gerar impacto direto na geração de renda para pessoas pretas através de um espaço acolhedor que promove a contemplação e a celebração da cultura negra, livre para todas as idades.
O Festival Mangaio Negro é realizado com recurso do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PNAB Nº 06/2025 - FESTIVAIS, FEIRAS E MOSTRAS.
Confira a programação completa:
De 21 a 26 de outubro
- Exposição Artística: Eddye Matheus Ramos: Dialogando com Arthur Bispo
23 de outubro, quinta-feira
- 15h - Feira de economia criativa para Afronegócios; Programação Infantil com Pintura, desenhos, cama elástica.
- 17h - Espetáculo Sankofa
- 19h - Forró Baião de 3 + Uma
- 20h- Show de Luno
24 de outubro, sexta-feira
- 15h - Feira de economia criativa para afronegócios
- 15h - Contação de História com Joluzia Vieira: Força Ancestral - Um resgate de memórias
- 16h - Programação Infantil com Pintura, desenhos, cama elástica.
- 16h - DJ Beléu - Black to Black: Ritmos de Resistência
- 17h - Performance/Oficina de Dança Afro com Michele Pereira.
- 18h - Descidão dos Quilombolas
- 19h - Roda de Capoeira Angola com Grupo Lineart
- 20h - Show de Lari Lima
Fonte: Assessoria de Imprensa
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Homens invadem campo de Futebol Society e levam vários objetos

Justiça Federal determina que estado não cancele contratos dos servidores temporários

Museu da Gente Sergipana inicia hoje programação especial em celebração ao Dia da Sergipanidade

confira os destaques policiais nesta terça-feira (21)
