Maioria Feminina: Conheça as pré-candidatas à prefeitura de Aracaju

Das oito pré-candidaturas já apresentadas, cinco são encabeçadas por mulheres

Por Redação Portal A8SE 03/07/2024 11h45
Maioria Feminina: Conheça as pré-candidatas à prefeitura de Aracaju
Foto: imagens Tv Atalaia

Em Aracaju, as mulheres são maioria e destaque nacional em proporcionalidade na disputa pelo comando do município nas eleições municipais de 2024.

Das oito pré-candidaturas já apresentadas à Prefeitura de Aracaju, cinco são encabeçadas por mulheres. São elas: Candisse Carvalho (PT), Danielle Garcia (MDB), Emília Corrêa (PL), Niully Campos (Psol) e Yandra Moura (União Brasil).

Somando as pré-candidaturas em todas as capitais do país, 25 mulheres estão sendo postas como possíveis candidatas. Deste número, 20% estão em Aracaju.

A doutora em Ciência Política, Luciana Santana, afirma que a porcentagem ilustra uma grande disposição das mulheres em ocupar o espaço político e dos partidos em acolhê-las.

"A política é um espaço extremamente permeado pelo machismo e patriacardo, sendo pouco acolhedor com as mulheres. Por isso, números como este mostram uma maior predisposição de mulheres concorrendo aos cargos eletivos, o que é reconfortante", disse a doutora.

As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro.

Conheça as pré-candidatas à prefeitura de Aracaju abaixo:

Candisse Carvalho (PT)

Candisse Carvalho é jornalista. Em 2023, assumiu a assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome. Casada com o senador Rogério Carvalho, sua pré-candidatura foi anunciada no mês de março pelo PT.

"Nesta pré-candidatura petista não é só Candisse que está a frente, é um coletivo de trabalhadoras e trabalhadores que buscam a transformação que tanto sonhamos".

Danielle Garcia (MDB)

Danielle Garcia tem atuado como delegada da polícia civil sergipana por mais de 20 anos. Entre 2022 e 2024, assumiu a Secretaria Especial de Política para Mulheres de Sergipe, tendo se afastado da pasta para concorrer nas eleições deste ano.

"É Aracaju e Sergipe dando um exemplo ao país inteiro que as mulheres podem sim ocupar esse espaço com orgulho e alegria de saber que estamos participando ativamente das eleições".

Emília Corrêa (PL)

Emília Corrêa está em seu segundo mandato como vereadora de Aracaju. A defensora pública aposentada migrou do PRD para o PL, partido pelo qual é pré-candidata.

"A gente veio com uma representatividade muito importante para candidaturas femininas. O que esperamos é que as eleições sejam um processo de lisura e respeito".

Niully Campos (Psol)

Niully Campos formou-se em direito pela Universidade Tiradentes e atua como professora do mesmo curso na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Já foi candidata a vereadora e governadora do estado. O Psol anunciou sua pré-candidatura em Janeiro.

"Avalio que estas eleições são fruto do crescimento da luta feminista e participação da mulher na política, o que é fundamental para que a gente amadureça a democracia".

Yandra Moura (União Brasil)

Yandra moura é advogada. Elegeu-se deputada federal em 2022. É a primeira deputada federal da história de Sergipe.

"Aracaju vai na vanguarda dessa inserção e empoderamento da mulher na sociedade. É um fato relevante, visto que, no Nordeste, onde a presença do homem na política é assustadoramente maior, nossa capital mostra para o país inteiro como as mulheres aracajuanas estão tendo protagonismo".

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp