Eleições 2020: eleitores não podem ser presos a partir desta terça, 10
Código Eleitoral prevê três exceções.
Nenhum eleitor pode ser preso ou detido desta terça- feira (10) até 48 horas após o término da votação do primeiro turno, no próximo domingo (15). A proibição de prisão cinco dias antes da eleição é determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4737/1965), que permite a detenção nos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
O flagrante de crime é configurado quando alguém é surpreendido cometendo uma infração ou acabou de praticá-la. De acordo com o Código de Processo Penal, se um eleitor é detido durante perseguição policial ou se é encontrado com armas ou objetos que sugiram participação em um crime recente, também há flagrante delito.
Sentença criminal
Na segunda hipótese é admitida a prisão daqueles que têm sentença criminal condenatória por crime inafiançável, como, por exemplo, pela prática de racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos, terrorismo ou ação de grupos armados que infringiram a Constituição.
A última exceção é para a autoridade que desobedecer o salvo-conduto. Para tanto, o juiz eleitoral ou o presidente de mesa pode expedir uma ordem específica a fim de proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. Quem desrespeitar o salvo-conduto poderá ser detido por até cinco dias.
O eleitor preso em uma dessas situações deve ser levado à presença de um juiz. Se o magistrado entender que o ato é ilegal, ele pode relaxar a prisão e punir o responsável. A proteção contra detenções durante o período eleitoral também vale para membros de mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como para fiscais de partidos políticos.
No caso de candidatos, desde o dia 1º de novembro eles não podem ser presos, a menos que seja em flagrante ato criminoso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Governo Federal muda algumas regras para o uso do vale alimentação e refeição
Preços dos principais itens da ceia de natal devem ter alta de cerca de 5% em 2025
Direto de Brasília 26/11/25 - Sancionada a lei que amplia a isenção do imposto de renda
Hospital de Cirurgia, em Sergipe, realizou um procedimento inédito no SUS
Câmara de Vereadores de Aracaju realiza debate sobre a terceirização do serviço público
Mais acessadas
GACC Sergipe realiza Projeto 'Aprender Brincando' com lançamento de livros de acolhidos e tarde de autógrafos
STF conclui julgamento que torna Eduardo Bolsonaro réu
Atalaia Geek Gamer 2025 promete três dias de muita cultura pop, competições e diversão no Riomar Shopping
Período de renovação de matrículas da rede municipal de Socorro estão abertas
Inflação prévia de novembro fica em 0,20% e IPCA-15 atinge meta após 10 meses
Mais notícias
-
3 meses, 4 semanas [VÍDEO] Motociclista e passageira são atropelados após acidente inicial no bairro Atalaia, em Aracaju
-
8 meses, 1 semana Prefeito de Socorro anuncia concurso para professor da rede municipal em 2025
-
1 ano, 1 mês Eleições 2024: votação no 2º turno também terá horário unificado