Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de 'Os Trapalhões', morre aos 84 anos

Foi na Record TV que Roberto Guilherme viveu o Sargento Pincel pela primeira vez

Por redação Portal A8SE e R7 10/11/2022 16h28
Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de 'Os Trapalhões', morre aos 84 anos
foto: reprodução redes sociais

Nesta quinta-feira (10), o ator e diretor Roberto Guilherme morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele ficou conhecido pelo papel de Sargento Pincel em Os Trapalhões.

A informação foi confirmada por familiares nas redes sociais. “Apenas momentos felizes, é como ele gostaria de ser lembrado . Então algumas fotos da última viagem que ele fez com a família. Descansa em paz melhor pai, marido, avô, irmão e amigo do mundo . Te amamos para sempre ! Aos fãs, obrigada por tanto carinho, ele sempre amou vocês", indicou o perfil do ator no Instagram.

A causa da morte não foi divulgada, mas Roberto lutava contra um câncer. Também ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Trajetória

Nascido em Ladário, em Mato Grosso do Sul, Roberto Guilherme tinha experiência militar: ele foi paraquedista do Exército. Ainda no serviço militar, escreveu uma peça de teatro amadora encenada no Olaria Atlético Clube. Um dia um ator faltou, e Roberto Guilherme teve que substituí-lo. Um produtor viu a peça e o convidou para fazer um teste na TV Rio.

Em 1963, o já ator foi para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão. Foi na Record TV que Roberto Guilherme viveu o Sargento Pincel pela primeira vez, no programa Quartel do Barulho (1966). Depois, passou a fazer dupla com Renato Aragão no programa Praça da Alegria.

Em 1969, foi para a TV Tupi, onde esteve em diversos programas. A convite de Wilton Franco, retornou para a Record TV, para trabalhar no programa Os Insociáveis (1971-1974), que reunia no elenco Didi, Dedé, Mussum e a cantora Vanusa.

Em 1975 a trupe foi para a Tupi, e Zacarias passou a ser o quarto integrante do grupo. Surgia Os Trapalhões. Roberto Guilherme também fazia parte do programa, com personagens de apoio. A atração ficou no ar até 1976. Seus últimos trabalhos na televisão foram Treme Treme e Dra. Darci, em 2018.

No cinema, Roberto Guilherme atuou em mais de uma dezena de filmes. A maioria deles ao lado dos Trapalhões. Uma de suas últimas postagens nas redes sociais foi ao lado do "trapalhão" Dedé Santana, há seis semanas.

Roberto Guilherme também foi jogador de futebol, tendo atuado como ponta-esquerda no Vasco da Gama e na Seleção Brasileira Militar, ao lado de Pelé.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp