PRF deve iniciar testes com uso de câmeras corporais em novembro

Anúncio foi feito hoje (25), um ano após a morte de Genivaldo de Jesus Santos

Por redação Portal A8SE com informações R7 25/05/2023 15h35
PRF deve iniciar testes com uso de câmeras corporais em novembro

Nesta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou que pretende começar a realizar testes controlados do uso de câmeras corporais em agentes a partir de novembro deste ano. Hoje, completa um ano da morte de Genivaldo de Jesus Santos, que morreu durante abordagem da corporação em Umbaúba, interior de Sergipe.

De acordo com a PRF, a corporação conta com 13 mil agentes, mas, segundo a área técnica, a previsão é a compra de 6 mil equipamentos. As licitações estão programadas para começar em abril de 2024.

Um ano da morte de Genivaldo e policiais não foram julgados

Os estudos técnicos são realizados em parceria com a área de pesquisas da corporação da Queen Mary University of London, da Inglaterra, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Um dos principais desafios é o armazenamento das imagens, que representa 68% do custo do projeto.

O grupo de trabalho foi criado em março e informa que o projeto tem como objetivo registrar de forma transparente todas as condutas dos agentes e da população durante as abordagens. O diretor geral da corporação, Antônio Fernando Oliveira, afirmou que esse é um "passo fundamental" para garantir a segurança da sociedade e também dos policiais.

"Lógico que vocês sabem que, no passado recente, tivemos um caso que não condiz com o histórico da PRF e foi muito traumático para todos nós. Recebemos algumas recomendações, e a direção decidiu ir além”, disse.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp